fevereiro 05, 2012

Uma viagem pela agenda de Oleiros

De 4 a 6 de fevereiro (este fim de semana) há festa na Ameixoeira - Estreiro (Oleiros) em honra de Nossa Senhora das Candeias.

Dia 5 (domingo) há Taça José Farromba (meias finais). Em Cernache do Bonjardim (Sertã), jogam as equipas do G.D Sernache e Águias do Moradal;

Dia 12 de fevereiro - O Orvalho volta a uma das suas tradições "vamos brincar ao carnaval nas ruas e largos do Orvalho". Quem promove esta festa carnavalesca é o respeitado Grupo de Amigos Incondicionais do Orvalho (GAIO)

16 de fevereiro: "divisão do BURRO" realizada pela ARCVASO - Associação Recreativa e Cultural de Vale do Souto. O local é mesmo no Vale de Souto, uma povoação bonita, junto à ribeira e que pertence à freguesia do Mosteiro. Trata-se de uma festa também carnavalesca que a ARCVASO insere sempre no seu plano de atividade. Esta Associação tem dinamizado muito esta terra.

18 de fevereiro: no tempo frio é quando se matam os porcos. Não há moscas e a carne arrefece rápido. É já uma tradição a matança do porco em Oleiros, que, anualmente se repete, e sempre vivido até a alma estar quente. É um dia em grande que os homens se isolam para festejarem todos juntos. Vai quem quer, desde que pague a sua parte, evidentemente. Nos últimos anos já têm aparecido algumas moças, mas pouca.

Mas no mesmo dia, o Roqueiro também não quer ficar atrás e também há matança de porco promovida pelo Grupo Desportivo "União do Roqueiro". Este convívio realiza-se na sede da Associação em Roqueiro (Estreiro). Uma terra também de gente muito simpática.


De 18 a 20 de fevereiro, Escuteiros numa das suas ações calendarizadas. Verifica-se um acantonamento e acampamento de carnaval do Agrupamento 1080 CNE Oleiros  Desta vez escolheram a Serra do Moradal (Estreiro). Uma serra com vistas deslumbrantes e grandes granitos a ameaçarem despenharem-se.


De 18 a 21 de fevereiro - 
TRADICIONAIS FESTEJOS EM MOUGUEIRAS DE CIMA (Estreito)

19 de fevereiro - Vamos ao carnaval em Oleiros. Há desfile promovido pelo Município local e é feito pelo conjunto de associações e coletividades do concelho. Claro que qualquer pessoa pode assistir. As associações e coletividades é que desfilam. costuma valer a pena visitar Oleiros nesta data. Acontece em frente do edifício da Câmara Municipal circulando pelo jardim municipal.

21 de fevereiro - Mais uma tradição carnavalesca e novamente no Orvalho. O GAIO leva a efeito o chamado "enterro do entrudo e leitura do testamento". Um momento muito tradicional e que já não se festeja em muitos lados. Que eu conheça, é o único enterro onde há alegria e nenhuma tristeza. É o bairrismo a funcionar nesta terra/freguesia do Orvalho. 

Nesse mesmo dia é a a ARCVASO que celebra o carnaval, com ou sem tolerância de ponto, porque estas nossas terras sempre celebraram o carnaval sem precisarem de tolerâncias de ponto. As pessoas trabalham tanto durante o ano, no duro, no frio, no calor abrasador, que há sempre carnaval. É, portanto, no Vale de Souto que acontece.

25 de Fevereiro - Realiza-se o 5º Passeio turístico de todo-o-terreno designado por PINHAL TOTAL. A organização está a cabo da própria Associação Pinhal Total. O local é em Oleiros. Participem.

Por fim a mensagem necessária: Não percamos a alegria de viver e conviver. Façamos do carnaval cada vez mais um oportunidade para rirmos, festejarmos e esquecermos o som daquele martelo da crise, crise, crise.
Por mim, lá estarei.

Sem comentários:

Enviar um comentário