fevereiro 05, 2012

Casa da Comarca da Sertã, com Carnaval e workshop de Adufe

Worshop de Adufe e Canto Beirão



A Casa da Comarca da Sertã (CCS) vai acolher um workshop de adufe e canto beirão no próximo dia 11 de Fevereiro, sábado, entre as 15h e as18 horas. Organizado pela Associação Tradballs, sócio colectivo da CCS, e será ministrado por Sebastião Antunes.

O referido workshop conta com o apoio oficial da CCS e tem por objectivos ensinar "técnicas de mão, colocação de dedos, ritmos, história e a forma como se desenvolvem as cantigas desta prática musical tão mágica e ainda tão representativa da tradição portuguesa ".

O Adufe é um instrumento de percussão que embora seja considerado tradicional português, tem uma origem mediterrânica que se perde no tempo. Foi deixado em Portugal aquando da partida dos árabes após a ocupação da Península Ibérica. O Adufe tem vários instrumentos semelhantes espalhados por todo o norte de África e Médio Oriente, como por exemplo em Marrocos, o Duff, no Egito, o Teff, no Irão, o Daff ou no Iraque, o Tablá. Em Portugal acabou por se consignar à Beira Baixa onde devido a vários processos culturais e religiosos foi durante séculos tocado apenas por mulheres.
Sebastião Antunes, mentor do grupo Quadrilha, com seis álbuns editados e centenas de concertos em Portugal e no Estrangeiro, passou a realizar cursos de técnica de Adufe e Canto Tradicional desde 2007. Após alguns estudos feitos sobre os cantos da região raiana da Beira Baixa e sobre as formas de utilização do Adufe, compilou alguns cantares da tradição, que passaram a servir de base a este workshop.
"Como Beirão, tenho sempre a sensação que o canto das adufeiras ecoa das minhas próprias raízes e emerge na minha forma de estar como um processo absolutamente natural. Toco o meu toque e canto o meu canto."- Sebastião Antunes.

_______________________________________________________


Carnaval na Casa da Comarca da Sertã



A edição de 2012 do Carnaval na Casa da Comarca da Sertã (CCS) já tem data marcada: 18 de Fevereiro, sábado.

Inicialmente prevista para terça-feira de Carnaval, a iniciativa foi antecipada para sábado, coincidindo com a realização do Desfile de Carnaval da cidade de Lisboa. O programa previsto é o seguinte:

12h30m: 
- Almoço a cargo do Restaurante ZIP (dos sócios Isabel e Gonçalo Barata (freguesia de Sobral, concelho de Oleiros).
Preço por pessoa: 10€. Inscrições e reservas: 918055721 / 218488332.

14h30m:       Participação no Desfile de Carnaval de Lisboa (opcional)

15h30m:       Baile com Gonçalo Barata / Imitações com João Canto e Castro

18 horas:      Concurso de Máscaras

Sem comentários:

Enviar um comentário