fevereiro 02, 2012

Proença já se prepara para contribuições de IMI mais caras

 Avaliação de imóveis já está no terreno


Finanças estão a rever informação existente
sobre imóveis anteriores a 2003

"A repartição de Finanças de Proença-a-Nova já iniciou os trabalhos necessários para a concretização da avaliação geral de imóveis, em curso a nível nacional para aplicação das novas regras de cobrança do imposto municipal de imóveis (IMI). Vai ser feito o levantamento de toda a informação sobre os imóveis anteriores a 2003, tarefa que nos casos em que os registos são insuficientes implicará trabalho de campo por parte de técnicos municipais.

A colaboração da população, prestando as informações solicitadas pelos técnicos devidamente identificados, é essencial para que esta avaliação geral realizada pelas Finanças se faça com os melhores resultados. Os moradores podem facilitar o processo preparando os documentos dos seus imóveis, como o documento de liquidação do IMI ou a certidão do registo predial. Nesta fase os proprietários não são chamados a intervir, sendo notificados apenas após o trabalho de identificação e levantamento – podendo nessa altura reclamar da avaliação efetuada.
A avaliação geral de imóveis abrange, a nível nacional, cerca de cinco milhões de imóveis que não foram transacionados desde 2004, quando entrou em vigor o novo regime de IMI, prevendo-se que o valor patrimonial de muitas destas propriedades – sobre o qual incide o imposto – venha a aumentar. Este aumento está, contudo, limitado através de um regime transitório de salvaguarda, que estará em vigor durante três anos. O programa de avaliação que agora se inicia deverá estar concluído até final do ano, para que o pagamento do IMI atualizado ocorra em 2013." - In site do Município

Sem comentários:

Enviar um comentário