fevereiro 08, 2012

1.627.432 não pagaram atempadamente o Imposto de Circulação

1.627.432 são muitos processos instaurados por atrasos nos pagamentos do Imposto de Circulação (era  selo do carro) e referem-se ao período de 2008 até 2011. Parece que a divulgação da alteração na forma de pagamento desse selo (imposto) não atingiu de forma certa muitos proprietários de veículos. A questão é que, no meu entender, não se trata de uma fuga propositada ao pagamento, mas é mais devida à forma como se tem de fazer.
Recordo então que:

Agora não há selos para colocar nos para-brisas do carro. O próprio, ou alguém por ele, entra no Portal de Finanças, fica a saber quanto tem a pagar e depois fará o pagamento por transferência bancária ou de outra forma aceite pelas Finanças. Na pesquisa que se faça no Portal, aparece logo a matrícula dos veículos de cada um e o imposto a pagar. Neste caso, o pagamento terá de ser feito no mês de registo da viatura.
Tenha em atenção que ninguém o avisa para casa. 
Então e como se recebe o selo? Não há selo, como disse, o que no Portal da Finanças voê deve imprimir é uma declaração do pagamento e é este pagamento que apresentará à polícia sempre que lhe for solicitado.
Repare que ninguém pode fugir a pagamento deste imposto, porque cada um de nós tem os veículos lá registados e, se não pagar, aí sim, recebe um aviso para pagar o imposto mas já com uma coima que, no meu caso, porque me atrasei a fazer a transferência em 2010 dois dias, paguei 50 euros de coima.
Como vê muitos de nós esquecemo-nos de ir ver nos documentos do carro o mês do registo e, depois, acontece isto que aqui falo e que é notícia no TVI24.
Esta fonte informativa adianta que o Fisco vai encaixar 20 milhões de euros, porque está a enviar as intimações aos não pagadores para o fazerem já com coimas.

Sem comentários:

Enviar um comentário