janeiro 05, 2013

500 anos de atribuição dos Forais à Sertã e a Oleiros

Durante o ano 2013, tanto Oleiros como a Sertã vão comemorar os 500 anos de atribuição do foral pelo rei D. Manuel I. 


- Na Sertã está já agendado para 27 de janeiro uma Sessão solene de abertura oficial das comemorações dos 500 anos da atribuição do Foral ao concelho da Sertã, no ano 1513, pelo Rei D. Manuel I. onde será feita a apresentação do programa de atividades alusivo para este ano. Este acontecimento verificar-se-á na Casa da Cultura da Sertã 
- Em Oleiros, o Presidente da Câmara já referiu, no editorial da agenda cultural relativa ao 1º trimestre deste ano, que "se comemoram os 500 anos de atribuição do foral manuelino a Oleiros, datado de outubro de 1513", desconhecendo-se, por enquanto, que iniciativas serão levadas a cabo. Recorde-se que o Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade, em parceria com a Câmara Municipal de Oleiros e o Grupo Teatral Viv´Arte levaram a cabo uma recriação em 18 e 19 de Junho de 2011 (evento muito bem concebido)

De Oleiros, um pequeno resumo inserido no sítio Ver Portugal: 

"no ano de 1194, D. Sancho I, através de carta régia, doou algumas terras, entre as quais Oleiros, a D. Afonso Pelágio, tendo sido inseridas no Grão-Priorado da Ordem do Hospital.
O primeiro foral foi-lhe concedido a 6 de Dezembro de 1232 por D. Mem Gonçalves, prior da Ordem do Hospital, que a mandara povoar. D. Manuel outorgou-lhe novo foral a 20 de Outubro de 1513, tornando Oleiros totalmente autónomo.
Em 1791, Francisco Rebelo D´Albuquerque Pinto Maldonado foi nomeado capitão-mor de Oleiros, título atribuído por D. João VI" 

Da Sertã, um pequeno resumo inserido também no sítio Ver Portugal:

"Já no reinado do conde D. Henrique, o local foi repovoado e o castelo reconstruído. Pertenceu à Ordem dos Templários de 1165 a 1174, data em que D. Afonso Henriques a doou à Ordem do Hospital. Durante a crise de 1383-1385, a Sertã esteve do lado do mestre de Avis.
A Sertã, região já com alguma importância, foi elevada a vila no ano de 1455 e D. Manuel outorgou-lhe o primeiro foral em 1513.
No ano de 1665, a vila passou a fazer parte da Casa do Infantado.
Durante vários séculos, a Sertã foi um das quatro alcaidarias-mor do priorado do Crato, possuindo vários alcaides-mor. Estes exerciam funções de governadores militares de magistrado. No século XIX, Pedro da Câmara de Figueiredo Cabral assumiu, também, esse cargo."

Sem comentários:

Enviar um comentário