janeiro 10, 2013

Vila de Rei no TOP da qualidade de vida

 - foto do município -
Se há notícia que já deveríamos ter divulgado é esta. Devíamos isso a Vila de Rei, aos autarcas e a toda a população. Muitos (algo invejosos) argumentam isto e aquilo, nomeadamente a de ser um concelho populacionalmente pequeno, mas a verdade é que estes estudos (inquéritos) não são realizados pela autarquias mas sim por um Observatório conceituado. Eis o que foi noticiado:

"O Observatório para o Desenvolvimento Social e Económico da Universidade da Beira Interior realizou o estudo “Os Municípios e a Qualidade de Vida (2012)”, onde estabelece um ranking de Municípios, tendo em conta a sua qualidade de vida e o nível de desenvolvimento económico e social.

Analisados os 308 concelhos participantes neste estudo, Vila de Rei apresenta a 50ª posição, num resultado que é o 2º melhor do distrito e da própria Beira Interior.

Vila de Rei encontra-se assim na frente de capitais de distrito como Castelo Branco, Guarda ou Santarém ou de cidades como Covilhã, Fundão, Abrantes e Torres Novas.

De realçar ainda que, no último estudo realizado por este Observatório, no ano de 2007, Vila de Rei ocupava a 98ª posição entre 278 Municípios, tendo melhorado agora 48 lugares dentro de um total de 308 concelhos.

O estudo calculou um índice de desenvolvimento económico e social, que permitiu ordenar os municípios segundo o seu nível de desenvolvimento económico e social. Este ranking teve em conta um grande número de variáveis, agrupadas sob as designações de condições económicas, sociais e materiais.
Para a Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Irene Barata, “este estudo, que define Vila de Rei como um dos Concelhos com melhor qualidade de vida de todo o País, é para nós motivo de grande orgulho. Vemos assim reconhecidos os esforços, não só da Autarquia mas também de todos os comerciantes e industriais do Concelho, que, associados aos resultados dos Censos 2011, vêm confirmar que estamos no caminho certo na luta contra a desertificação do Interior.
Realçamos ainda que, nos últimos anos, centrámos ainda mais a nossa acção nas pessoas, numa maior aproximação da Autarquia aos seus problemas. Os resultados estão à vista de todos.” - município

Nota importante do Blog -  e também Oleiros ficou a 5 lugares de Vila de Rei, deven ser motivo de orgulho igualmente para todos os Oleirenses. Parabéns para quem tem contribuído para uma qualidade de vida melhor de toda a população (JM).

O primeiro concelho do nosso distrital, nesta lista, foi V.V. Ródão tendo ficado no lugar 41.

Os interessados poderão consultar o estudo no link que se segue:

Sem comentários:

Enviar um comentário