janeiro 23, 2013

Investigadora pode ter descoberto meios de eliminar o dengue

Por vezes quando lemos os jornais nem sempre reparamos nas chamadas "breves" e ligamos muito mais aos grandes títulos que são feitos já para isso mesmo. Eu dou muita atenção a essas pequenas/grandes notícias. 
Hoje recorro ao JN de 23/1 pg.10 cujo título é "Identificadas plantas para combater a dengue". E diz assim a notícia: "A Investigadora da Faculdade de Farmácia de Coimbra, Ângela Pizarro reuniu informação científica  sobre um conjunto  de plantas com poder inseticida e repelente que podem ajudar a extinguir o mosquito que transmite a dengue. A investigadora salientou algumas dessas plantas são endémicas ou cultivadas, assim como por toda a Europa, poderiam ser uma ajuda, num momento em que o mosquito está a disseminar-se e a tornar-se resistente aos métodos da sua eliminação e repelência"

O semanário SOL também já tratou esta descoberta e afirma, nomeadamente "Com este trabalho, o objectivo foi explorar as ferramentas que existem para aperfeiçoar a estratégia de prevenção: eliminação do habitat do mosquito, educando as pessoas, eliminação do mosquito, com insecticidas de origem natural à base de plantas, e o evitar da picada, com repelentes de origem natural à base de plantas com poderoso óleos essenciais, adiantou a investigadora.

O Jornal da Madeira leva este estudo muito a sério porque onde se encontram mais em casos de dengue em Portugal é na Ilha da Madeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário