janeiro 23, 2013

Sertã e Vila de Rei vão para "Médio Tejo" Oleiros não

O concelho da Sertã e o de Vila de Rei passam a pertencer à NUT III designada por "Médio Tejo" que fica formada com 13 concelhos

No entanto o de Oleiros, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, Idanha a Nova e Penamacor formam outra comunidade, a da "Beira Baixa".

E a decisão está tomada, avançou hoje o Secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, Paulo Júlio, anunciou hoje que a reorganização do território vai dar origem a 23 sub-regiões de nomenclatura NUTS III, no lugar das atuais 28. O número ficou definido depois de uma reunião com autarcas, que decorreu na terça-feira, e que serviu para acordar o mapa para o Centro Interior, referiu o governante, na sessão de abertura de uma conferência sobre áreas urbanas na Universidade da Beira Interior, na Covilhã.

O dossiê está fechado com as comissões de coordenação regionais (CCDR) e municípios e servirá de base a uma proposta de lei que vai chegar à Assembleia da República depois de entrar em vigor a nova lei de competências das autarquias e comunidades intermunicipais.

 A reformulação "responde à necessidade de não haver comunidades intermunicipais nem sub-regiões com menos de cinco municípios e cerca de 90 mil", fasquia colocada pelo Governo para Portugal dar "um passo importante em termos de dimensão média de NUTS III, que era extremamente baixa". 

Para ler um trabalho mais completo sobre este assunto (que estamos a seguir)  basta ler a RTP NOTÍCIAS

Sem comentários:

Enviar um comentário