janeiro 19, 2013

Conferência - A primeira sede dos Templários em Portugal

Título da palestra:
A Primeira Sede dos Templários em Portugal: Soure (1128-1147)

Conferencista:
Fernando Tavares Pimenta


Breve Curriculum Vitae:
Fernando Tavares Pimenta é natural de Soure, mas reside actualmente no Entroncamento. Em termos académicos e científicos, é Doutor em História e Civilização pelo Instituto Universitário Europeu de Florença e Investigador de Pós-Doutoramento da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia junto do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20-UC). É também investigador associado do Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa e colaborador do Instituto de História Contemporânea de Ferrara (Itália).

É autor de livros, artigos e outras contribuições científicas em vários países nas áreas da História Contemporânea de Portugal, da História Colonial e da História Local. Entre as várias publicações, destacam-se os seguintes livros: Brancos de Angola: Autonomismo e Nacionalismo, 1900-1961 (Coimbra: 2005); Angola no Percurso de um Nacionalista. Conversas com Adolfo Maria (Porto: 2006), Angola: Os Brancos e a Independência (Porto: 2008); Portugal e o Século XX: Estado-Império e Descolonização, 1890-1975 (Porto: 2010); Elites e Poder Municipal no Portugal Rural: Soure da Monarquia à República (Coimbra: 2010); Soure. Das Origens Pré-Romanas ao Foral de 1111 (Coimbra: 2011); Storia Politica del Portogallo Contemporaneo (Florença: 2011). Já este ano, foi o coordenador do volume recentemente editado República e Colonialismo na África Portuguesa (Porto: 2012).

Ao longo do seu percurso académico e científico recebeu vários prémios, entre os quais o Prémio de Excelência Feijó, conferido pela Universidade de Coimbra, o Prémio Teixeira Lopes, conferido pela Fundação Rotária Portuguesa, o Prémio Eng. António de Almeida, conferido pela Fundação do mesmo nome e, mais recentemente, em 2009, o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea, conferido pela Universidade do Minho.

Sem comentários:

Enviar um comentário