janeiro 23, 2013

Cerimónia - Recital - Piano já toca na Casa da C. da Sertã


Nesta segunda-feira (21), na Casa da Comarca da Sertã em Lisboa, teve lugar uma cerimónia celebrando a entrada em funcionamento de um antigo piano que o amigo Manuel Cunha diz ter sido doado Há praticamente 50 anos à Casa.
Abriu a cerimónia o Presidente da Casa da Comarca, Eng. Pedro Amaro, informando a razão porque se ia realizar esta cerimónia que se traduzia na primeira utilização oficial ao vivo com um recital ao piano, cedido pelo sr. Joaquim Mateus (falecido), natural da Gaspalha - Oleiros e que esta recuperação só foi possível graças à disponibilidade e ajuda do Presidente da Câmara de Oleiros, ali presente. Seguidamente solicitou-lhe que dissesse algumas palavra sobre este oleirense que ofertara então à Casa da Comarca, esta autêntica peça rara e valiosa, cujo valor, foi avançado, que  teria de "cinco contos".

O Presidente e Comendador José Marques aproveitou para dizer que conheceu o sr. Joaquim Mateus em Álvaro, quando ele, José Santos Marques, era inspetor nas Repartição de Finanças e ele trabalhava com uma Empresa Seguradora. Deu ainda conta de alguns episódios engraçados que se passaram entre eles e  finalizou afirmando que "foi com muito gosto ter contribuído, enquanto Presidente da Câmara,  para que este piano fosse recuperado e aproveitava a oportunidade para entregar uma medalha do município de Oleiros a uma familiar, uma vez que o filho José Mateus não se encontrava presente".  Sabe-se que Joaquim Mateus  teve comércios em Lisboa, um na rua da Prata e outro em Campo de Ourique e seu filho também foi inspetor de seguros.

 Aconteceu então o momento da entrega da medalha e coube à 2ª sobrinha, Maria Lúcia Mateus Martins Alves, que viveu ainda três anos na casa do seu tio tio em Lisboa (o benemérito) e de quem, afirmou, gostava imenso, recebê-la. Desta forma, assegurou, a medalha será entregue a José Mateus.

Depois deste momento, o pianista presente para mostrar o som do instrumento agora recuperado, Joe Coronado, tocou e cantou algumas músicas bastante conhecidas, como “1èreArabesque”, de Claude Debussy, “Samba de Uma Nota Só”, de António Carlos Jobim, “Bésame Mucho”, de Consuelo Velazquez, e “I’ve Got You Under My Skin”, de Cole Porter.. Uma excelente execução e uma voz forte e segura. Os presentes não lhe regatearam palmas. Joe Coronato é executante da Orquestra da Gulbenkian e toca fogote. 

Momento alto da cerimónia a mostrar que temos piano a regressar ao desempenho das suas funções.

Seguidamente seguiu-se um "porto de honra" tendo sido oferecido pelo sr. Fausto Roxo um dos proprietários da pastelaria Suíça em Lisboa. É do Mosteiro (Oleiros).

Nota adicional

"Joaquim Mateus nasceu a 8 de Janeiro de 1908 na Gaspalha, localidade da freguesia de Álvaro, no concelho de Oleiros. Foi sócio-fundador e dirigente da Casa da Comarca da Sertã, tendo desempenhado, nomeadamente, o cargo de representante de Oleiros no Conselho Regional e de Vice-Presidente da Direcção."


Sem comentários:

Enviar um comentário