janeiro 15, 2013

Os militares passaram a estar integrados no SNS desde 1 de JAN

A propósito do conteúdo da entrevista de Álvaro Beleza do JN (Jornal de Notícias) de 14/1/2013 em que afirma sobre a existência da ADSE, onde claramente defende o fim da mesma dizendo que é um sistema único na Europa  e é injusto, salvaguardando no entanto que também seria necessári preparar o SNS para receber 1,3 milhões de pessoas e mesmo os hospitais privados teriam grandes dificuldades. sta afirmação incendiou o PS. A Direção diz que não é isso que defende e veio, através de Zorrinho e outros responsáveis, dizer que não defende a extinção da ADSE. Esta fogueira permitiu que o PSD tivesse aqui um momento de pausa e poder passar ao ataque, embora relativo, já que a Direção desmentiu. Já quanto aos militares,
deixamos aqui, no sentido de maior divulgação, a cópia da circular enviada ao militares beneficiários pelo sr. Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Acção Social da Forças Armadas, I.P. que dá conta da integração dos militares no Serviço Nacional de Saúde e a forma como os mesmos  deveriam, ou devem, atuar para obterem os novos cartões.


"Pelo presente ofício, informo V. Exa. que, devido a alterações legislativas previstas no Decreto n.º 100/XII, da Assembleia da República (Orçamento de Estado para 2013), a partir de 1 de janeiro de 2013, os encargos do sistema de assistência na doença aos militares (ADM) referentes à comparticipação medicamentosa passam a ser da responsabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS), não implicando qualquer alteração nas comparticipações para os beneficiários, que se mantêm na totalidade.

Deste modo e como apenas é alterada a entidade responsável pela comparticipação dos medicamentos, na sua consulta e no momento do preenchimento da prescrição (receita) dos medicamentos, o V. médico assistente deve passar a colocar o número de utente do SNS em alternativa ao número de beneficiário da ADM.

Face ao exposto, informo que todos os Beneficiários da ADM que ainda não sejam detentores de n.º de Utente do SNS, que já consta também no Cartão de Cidadão, devem junto do Centro de Saúde do SNS da sua área de residência solicitar que o mesmo lhe seja emitido.
 
Adicionalmente, vamos informar desta alteração todos os médicos e farmácias que colaboram com a ADM, para que esta nova situação não lhe venha a causar qualquer transtorno e possa decorrer de forma totalmente tranquila.

A terminar, o Conselho Diretivo do IASFA, I.P. afirma o seu empenho na melhoria continuada do serviço a prestar aos beneficiários da ADM, procurando simultaneamente assegurar a sustentabilidade deste subsistema de assistência na doença."

Sem comentários:

Enviar um comentário