janeiro 11, 2013

Município de V. N. Barquinha aprovou os documentos essenciais de gestão para 2013

O Município de Vila Nova da Barquinha viu aprovado por maioria, na sessão da Assembleia Municipal de Dezembro, os Documentos Previsionais de Gestão para 2013 (Orçamento e Grandes Opções do Plano), assim como da Empresa Municipal "CDN - Centro de Negócios de Vila Nova da Barquinha".
O documento encerra um ciclo de quatro anos correspondente ao mandato que termina em Outubro de 2013. Fortemente marcados pela austeridade imposta pela conjuntura económica e financeira nacional reflectida no Orçamento de Estado, os documentos provisionais do Município reflectem ainda a responsabilidade assumida perante o Programa de Apoio à Economia Local (PAEL). Os Documentos Previsionais de Gestão para 2013 - Orçamento, Plano Plurianual de Investimentos, Plano de Actividades Municipais mais Relevantes e Mapa de Pessoal - assentam numa forte contenção da despesa, no seu essencial nos investimentos a realizar, uma diminuição de 60,95%.

Controlar e diminuir as despesas correntes e limitar os investimentos à sua adequação ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) que termina em 2013 são as principais medidas a adoptar no corrente ano. O valor global do Orçamento para o ano de 2013 apresenta uma descida de 38,16% em relação ao ano de 2012, sendo que a dívida da camara municipal diminuiu cerca de 5 milhões de euros entre dezembro de 2011 e dezembro de 2012, ou seja, regressou a valores semelhantes ao ano de 2005. O documento traduz a ambição de obter o maior volume de financiamento possível para obras através dos fundos comunitários, sendo que os projectos apresentados no Plano Plurianual de Investimentos, na sua maioria, beneficiam de apoios financeiros já aprovados. 
O Plano de Actividades Municipais mais Relevantes (PAM) para o ano de 2013 dá continuidade aos projectos ou acções que de certa forma valorizam todo o concelho de Vila Nova da Barquinha, existindo uma preocupação acentuada com as funções sociais bem como com a Educação. Apesar da descida de cerca de 60% do Investimento, a construção do novo Pavilhão Desportivo Escolar e Municipal, as intervenções sociais, a finalização de algumas componentes do projecto Mercado das Artes, do Centro Integrado de Educação em Ciências/Escola Ciência Viva, bem como o apoio aos projectos PRODER e PARES são as principais apostas. Aberto ao público desde 6 de Janeiro, o Centro Integrado de Educação em Ciências, a funcionar nas instalações da Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha será alvo de uma forte campanha de divulgação e promoção. Ainda na área da Educação, a requalificação da Escola D. Maria II bem como o seu novo pavilhão Desportivo são as mais importantes intervenções neste capítulo. Apresentando sinais de avançada degradação, o actual pavilhão já não reúne as condições de segurança necessárias para a prática desportiva.
O novo equipamento servirá todo o Campus Escolar de Vila Nova da Barquinha que inclui também a Escola Ciência Viva, podendo também ser utilizado pela população em geral. A requalificação do Espaço de Lazer da Boucinha, na Praia do Ribatejo será outro dos investimentos a realizar neste ano. Trata-se da criação de um espaço biológico de lazer e de contemplação da natureza. Será uma área de circulação pedonal privilegiada com zonas de estadia ao sol e à sombra e zonas de recreio activo, recuperando e valorizando os recursos naturais ali existentes. Relativamente ao projecto "Mercado das Artes", alicerçado no Parque de Escultura Contemporânea Almourol, espaço que reúne obras dos 11 escultores mais representativos da escultura contemporânea portuguesa, em Vila Nova da Barquinha, serão terminados alguns investimentos incluídos nesta operação de reabilitação urbana, nomeadamente a criação de um Posto de Turismo e dotação de meios do Centro Cultural, intervenção já em curso; a reutilização do Edifício da Hidráulica para formação e serviços educativos, local onde no início do ano começou a funcionar o Centro de Estudos de Arte Contemporânea, com ateliers de fotografia, vídeo, desenho, pintura e teatro; reabilitação de dois edifícios degradados para Alojamento Temporário para Criadores e Edifício Atelier Oficinal; assim como diversas Acções de Comunicação e Marketing.
 As estradas e arruamentos do concelho também serão alvo de investimento, assinalando-se uma considerável redução do investimento em obras novas, nesta matéria. Os projectos sociais e os projectos PRODER no concelho também serão objecto de co-financiamento pelo Município, nomeadamente a "Casa Moinho de Vento" promovida pela Associação de Paralisia Cerebral de Vila Nova da Barquinha, Albergue da Juventude e Centro de Convívio (Freguesia de Tancos), remodelação e ampliação da sede da SIRA (Freguesia da Atalaia) e ainda a valorização da sede do Clube União de Recreios de Moita do Norte. Um dos projectos mais emblemáticos para 2013 é a criação da Loja Social de Vila Nova da Barquinha, a funcionar desde do passado dia 8 de janeiro na antiga Escola EB1 de Moita do Norte, com o objectivo de combater a pobreza e exclusão social resultantes do actual contexto sócio-económico, através de apoios públicos e privados que assegurem a satisfação das necessidades das famílias.

Sem comentários:

Enviar um comentário