janeiro 20, 2013

Mau tempo assustou e fez estragos em Oleiros

 Foto da profª Gracinda Matos
- tirada da ponte da Lameira e vendo o açude quase raso -

O mau tempo que se fez sentir em Portugal nestes últimos dois dias também passou pelos concelhos do interior, nomeadamente Vila de Rei, Sertã, Proença e Oleiros. Neste último e para quem vive mais integrado no pinhal, afirmam que a zoada nos pinheiros metia medo. Um pinheiro grande que estava no cruzamento da capela da Senhora das Candeias partiu para a estrada tendo feito estragos nos meios de comunicação. É que, mesmo ali, passam os cabos do MEO que, ao serem partidos pelo pinheiro, deixou muita gente sem os serviços disponibilizados por este operador de comunicações. Pinheiros partidos há muitose, de acordo com a informação dada pelo Comandante dos Bombeiros de Oleiros TóZé Luís, "diversas casas destelhadas, nomeadamente em Abitureira, Arrocheira(Pandos), Serra de Oleiros, etc. Os Bombeiros, tiveram cerca de 40 pedidos de socorro. Situação, dia 20 à tarde,bastante mais calma"
Já quanto à ribeira, em pouco tempo ia cheia com águas turvas a mostrar a forte pluviosidade que se fez e continua a fazer sentir.

 _________________________________________
Nota 1 do dia - Sendo hoje dia de S. Sebastião, a tal festa tradicional da distribuição da castanha seca (pilada), como a chuva era contínua hoje, não permitiria cumprir essa tradição. O ano passado já a distribuição foi feita em saquinhos para não se sujarem. 

Nota 2 - E, também hoje, como é costume dizer, "a 20 de janeiro, quem bem contar já tem uma hora por inteiro" - dias a crescer.

Sem comentários:

Enviar um comentário