fevereiro 19, 2013

Tradições mantêm-se no concelho de Oleiros

O dia do porco (ou o dia fatal para o porco)

É habitual ouvirmos a pergunta por voltas do Carnaval "vais ao porco?". Uns vão, outros não, evidentemente, mas a matança do porco é já uma forte tradição e que nasceu na charcas da Lontreira, onde a juventude se reunia para uma festa rija e que sempre absorveu o dia todo e sempre sobra porco para outro dia.
Ultimamente tem-se realizado no lugar da Serra, bem lá no alto, de onde se vêem paisagens maravilhosas, nomeadamente, a da Vila de Oleiros, cercada de um verde quase contínua que os pinheiros de tenra idade formam. 
Este ano, de acordo com organizadores (todos os anos é nomeada uma comissão) estiveram presentes uma centena de pessoas, maioritariamente, homens. Depende do dia, mas é habitual alguns "molharem-se" nesse dia.

Mas esta festança também se foi estendendo a outras localidades e, hoje, juntamos como exemplo a matança do porco na localidade do Roqueiro (freguesia do Estreito) e que deu lugar a notícia na página oficial do município, assim:

"Realizou-se no passado sábado, dia 16 de fevereiro, a tradicional Matança do Porco promovida pelo Grupo Desportivo e Recreativo “União do Roqueiro”. No dia seguinte, foi a vez da Assembleia Geral daquela associação. Com a realização dos dois acontecimentos, muitos foram os que regressaram à sua terra natal e se juntaram aos residentes e amigos do Roqueiro, numa reunião de confraternização entre amigos.

Na matança do porco à moda antiga esteve presente um grande número de participantes, o qual excedeu em muito  as expectativas daquela associação, pelo que instalações da ampliada sede se mostraram pequenas para acolher o acontecimento. Já no domingo, na assembleia da associação (desta vez aberta a todo o povo) aprovaram-se as contas do ano de 2012, foram dadas informações sobre o trabalho desenvolvido em assuntos de interesse geral do Roqueiro e foram dadas e discutidas algumas sugestões para resolução dos mesmos."

Sem comentários:

Enviar um comentário