fevereiro 20, 2013

PRODER NÃO TEM VERBAS PARA NOVOS PROJETOS

O Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) não dispõe atualmente de verbas disponíveis para novos projetos, mas continua em aberto a entrega de candidaturas,

que poderão eventualmente beneficiar de desistências ou libertação de verbas de projetos em execução. A autoridade de gestão do Proder lançou o alerta para que os candidatos estejam devidamente informados das limitações, explicando que os pedidos de apoio serão analisados por ordem de entrada, caso venha a existir de novo dotação financeira disponível.


Quem submeter candidaturas irá receber um envio comprovativo da receção, do qual constará o número, a data e a hora da respetiva entrada. Se vierem a existir condições para que o projeto passe à fase de análise, a autoridade de gestão fará esse aviso via e-mail.
A menos de um ano do final da vigência do atual quadro comunitário, a indisponibilidade de verbas é apontada como sinal de eficácia na execução de projetos. A autoridade de gestão lembra que, além de assegurar os pagamentos relativos aos mais de 26.200 projetos já aprovados, o Proder tem ainda que assegurar os pagamentos agroambientais e de apoio às regiões desfavorecidas. Nos últimos meses avolumou-se, além disso, a “verdadeira avalanche” de candidaturas recebidas.

Para evitar o desperdício de verbas, o esclarecimento feito sobre a situação financeira do programa aponta um reforço da monitorização da execução dos projetos aprovados, “de forma a poder realocar em tempo útil verbas eventualmente libertadas para projetos em lista de espera”.
- Município de Proen-a-Nova

Sem comentários:

Enviar um comentário