fevereiro 08, 2013

Mais uma edição do Jornal de Oleiros

Recebi o JO (Jornal de Oleiros) e quero dizer duas ou três palavras sobre esta edição. Primeiro, acho que é uma edição (janeiro-fevereiro) bem conseguida, com dezasseis páginas a cores e um bom conteúdo. Desse, tomo a liberdade de destacar o artigo da professora Manuela Marques, "A crise e a educação", por colocar o dedo na ferida quanto à crise, à escola, ensino e professores. Vale a pena ler na 5ª página do jornal.
Por outro lado sente-se claramente que os objetivos do seu Diretor tendem para a concretização, com passos cuidadosos pois é no próprio jornal que se apela para que os assinantes regularizem as suas assinaturas, caso contrário, "ou morremos ou, por cedência (que nunca será o nosso), ficaremos à mercê de interesses, muitas vezes indefensáveis."


Também, segundo se pode verificar, estão já satisfeitas algumas condições que há muito se analisavam como imprescindíveis para o projeto, a saber:

a) Uma sede do jornal em Oleiros. Já existe na rua Dr. Barata Lima, 29, 6160 - Oleiros
b) Criação de um grupo de amigos do Jornal de Oleiros. Já existem 22 pessoas mas, segundo se afirma "infelizmente o ainda número reduzido de participantes e ainda o facto de muitos não desejarem , pelas mais diversas razões, integrar os Órgão Sociais, tem vindo a dificultar a evolução e impedir a constituição destes órgãos, obrigatórios por exigência da Lei" 
c) Criação de uma empresa editora de jornais e outras edições e que já foi constituída tendo como sede a do jornal.
d) Conseguir correspondentes em vários concelhos. Está em expansão. 

Embora continuem a ser nítidas as dificuldades em manter jornais regionais autónomos (não dependentes de partidos ou autarquias) a verdade é que todos sabemos a importância da existência dos mesmos e as autarquias lá vão ajudando através de publicidade muitos dos jornais e rádios que existem. O Governo ainda não há muito que disse ter disponibilizado uma verba para os órgãos da comunicação social regional. Mas é difícil sobreviver, vivendo-se uma crise em todos os âmbitos. Que o JO tenha sucesso, é o meu desejo.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário