fevereiro 02, 2013

O Carnaval há 6 anos em Oleiros foi assim

 Aproxima-se novos festejos de Carnaval, sem tolerâncias de ponto nem feriados, mas o Povo não deixará de aproveitar, por todo o país, para sair à rua e com os seus desfiles fazer um autêntico cartaz de visitas, onde se empenham novos e menos jovens e nalguns locais mais abrasileirados do que noutros. Os que chamam mais pessoas são os dos cortejos longos e com temas que, normalmente, não deixam a crítica política de fora. Quem nos dera em Portugal termos os dias quentes que outros têm nesta altura para que tudo ainda fosse mais chamativo.

No nosso caso de Oleiros, tudo começou, há alguns anos, com umas pequenas brincadeiras e só há quase um dezena de anos é que se começou a fazer desfile. Desfiles livres, sem temas (a surpresa criava também alguma ansiedade) mas a participação era fraca. No entanto, havia Carnaval em Oleiros. Depois, a Câmara Municipal (lembro-me que o primeiro desfile de carros enfeitados saiu da Alverca com apoio e entusiasmo do próprio Presidente) começou a organizar os desfiles com a colaboração das associações, freguesias e outros grupos e aí, as pessoas começaram a valorizar ano após ano esse momento. Portanto é um Carnaval sem grandes tradições porque o frio e chuva também nada ajudavam.
Um destes anos foi anulado o desfile e foram todos brincar para o armazém da Santa Casa da Misericórdia (ao lado da Câmara).
Só para dar um cheirinho de 2007, aqui ficam três fotos desse momento, como recordação mas também a mostrar que, nesse ano já muita gente se concentrava para ver passar o desfile.


Sem comentários:

Enviar um comentário