fevereiro 17, 2013

Quintais formam praça em Oleiros com êxito

 No domingo passado, dia 12, realizou-se a edição em Oleiros dos Quintais nas Praças do Pinhal. Só hoje me foi possível retomar regularmente o trabalho neste blogue devido a questões de ordem familiar (saúde) que me absorveu quase todo o tempo. Parece que tudo se encaminha para a estabilização o que me permitirá ir dividindo o tempo. Por isso, só agora venho abordar algumas questões e situações que já deveriam constar aqui.

Estive presente no período carnavalesco em Oleiros, podendo observar as realizações mais interessantes, que se verificaram, nomeadamente, esta iniciativa da Pinhal Maior, que já se realizou nos concelhos da Sertã, Mação, Proença-a-Nova e, agora, em Oleiros, tendo já data marcada para Vila de Rei. "Com a participação de cerca de 65 produtores, a mostra ganhou pela diversidade e vontade de afirmar um território dotado de iguarias genuínas. As tradições culturais também tiveram o seu destaque, com a presença de artesanato e animação musical, dois argumentos que fizeram as delícias dos presentes. Pelo palco da feira, houve assim lugar para uma mostra de folclore, bandas filarmónicas, concertinas e grupos de cantares oriundos dos cinco concelhos que integram este projeto intermunicipal tutelado pela Pinhal Maior." (município).
 O dia não esteve nada famoso, porque choveu e fez frio, mas isso não impediu que a enorme tenda não estivesse completa com vendedores e visitantes/compradores. 

A animação não faltou desde a hora em que abriu até à hora do fecho. Pelo palco passaram representações conhecidas e que mostraram que estavam ali para representarem os seus concelhos num abraço coletivo que caracteriza este projeto. São pequenos registos de alguns desses momentos que, hoje, aqui coloco, como homenagem a todos quantos foram capaz de organizar ou contribuir para o êxito desta realização em Oleiros. 

Esperemos que a próxima, em Vila de Rei, seja um êxito. Depois, há que extrair conclusões mas não formar castelos de areia. O projeto tem pernas que já andam mas é preciso sermos realistas. Que, envolvendo os cinco concelhos, existe uma maior capacidade e força para que se atinjam objetivos, por outro lado, o projeto jamais poderá ser boa intenção. Mas aplaudo, porque há produtos que podem vir a ser "marcas" da nossa região.

Sem comentários:

Enviar um comentário