fevereiro 09, 2013

Em Proença-A-Nova, Concurso literário até 30 de abril

  "Tradições e vivências da Quaresma, assim como do Entrudo, Páscoa e santos populares, são a escolha para mais um ciclo do concurso literário e etnográfico que se debruçou, nos últimos cinco anos, sobre o tema do Natal. “Do entrudo aos santos populares” é o tema desta iniciativa de recolha das tradições e registos da literatura oral popular do concelho de Proença-a-Nova. A entrega de trabalhos decorre até 30 de abril e para junho está previsto o lançamento dos textos selecionados para publicação.

Nas próximas edições, o concurso irá percorrer outros costumes do concelho. Logo a partir de 1 de maio, abre-se um novo período dedicado ao “Culto, festividades e religiosidade popular”. À semelhança do que irá acontecer nos anos seguintes, o prazo para os candidatos fica aberto entre 1 de maio e 31 de dezembro, seguindo-se o apuramento dos selecionados e a apresentação do livro no mês de junho seguinte.
“Contos, lendas, narrativas e outras estórias”, “Bruxas e curandeiros, mezinhas, rezas e superstições”, “Jogos, danças e cantares populares” e “Personalidades notáveis e figuras castiças” do concelho de Proença-a-Nova são outros dos temas que estão previstos na iniciativa.
Serão aceites crónicas, contos, ensaios e poemas e, à semelhança do que aconteceu nas cinco edições do Natalinovas, podem participar naturais e residentes ou qualquer outra pessoa de alguma forma ligada ao concelho. 

A novidade é que passam também a ser aceites investigadores de etnografia. Os critérios de apreciação e outros pormenores quanto à entrega de textos podem ser verificados no regulamento, também disponível para consulta na biblioteca municipal."

Sem comentários:

Enviar um comentário