dezembro 15, 2012

Castelo Branco, Idanha e Vila Velha também vão pertencer à CIMT

DECISÃO IMPORTANTE
Idanha-a-Nova, Castelo Branco e Vila Velha de Ródão também vão ser integrados na Comunidade Intermunicipal Médio Tejo (CIMT)
 
Quem avançou com a notícia foi o jornal  "O Mirante"  onde se lê que  "a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo aceitou esta sexta-feira, 14 de Dezembro, juntar-se aos municípios do Pinhal Interior Sul e da Beira Interior Sul, criando uma nova comunidade com 18 municípios, disse à agência Lusa o presidente da CIMT.
 
António Rodrigues, que preside igualmente à Câmara Municipal de Torres Novas, afirmou que a votação desta proposta foi antecedida de uma deliberação na qual ficou estabelecido que o resultado seria assumido por todos e que a solução adoptada não iria ditar a saída de qualquer membro da CIMT.
O presidente da Câmara Municipal de Ourém divulgou, no início da semana, uma carta na qual punha a hipótese de passar para a Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Sul, por haver uma “relação afectiva e efectiva” com os municípios da região de Leiria, e criticava a ligação do Médio Tejo a concelhos do distrito de Castelo Branco.

Paulo Fonseca criticava “a ausência de estratégia administrativa e de organização do território e de serviços” e avisava o Governo que, se insistir em tratar Ourém como “ponta esquecida de uma região que acaba na fronteira”, separando o concelho da sua “ligação natural, terá a suas consequências pela ilógica, imatura e impensada decisão”.
António Rodrigues disse à Lusa que o Médio Tejo impôs sempre que a solução encontrada não poderia nunca desmembrar a CIMT, tendo Ourém aceitado hoje que, tal como os outros municípios desta comunidade, aceitaria a decisão que fosse tomada pela maioria.

A reunião contou com a presença do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Pedro Saraiva, que ficou “legitimado” para apresentar a proposta de junção dos 18 municípios.
Com este acordo, a CCDR Centro passará das actuais 12 NUT III (Unidades Territoriais para fins Estatísticos) para sete.

Aos 11 municípios da CIMT - Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha (todos do distrito de Santarém) - juntam-se os quatro da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Sul - Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei - e três da Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Sul – Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão (todos do distrito de Castelo Branco).
Penamacor passará a integrar a Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Norte."
Os nossos agradecimentos ao jornal "O Mirante"

Sem comentários:

Enviar um comentário