dezembro 28, 2012

Bodas de prata pelo Natal, amizade e amor até ao fim


CELEBRARAM AS BODAS DE PRATA
DOIS CASAIS QUE JÁ TINHAM CASADO
NO MESMO DIA


No passado domingo celebraram as suas bodas de prata dois casais amigos e que, na mesma igreja matriz de Oleiros tinham casado exatamente no mesmo local e dia há 25 anos. Trata-se do casal Laurinda Ribeiro Gonçalves e António Abílio Ventura Gonçalves, moradores no lugar da Senhora das Candeias e o outro casal Almerinda Lourenço Dias Salgueiro e Júlio Martins Salgueiro. A celebração foi religiosa seguida de almoços que, segundo verifiquei e também pelos comentários gerais, “tratou-se de verdadeiras festas de casamento”. Como celebrante esteve o Padre José António, irmão da Laurinda e presente também o sr. Cónego, pároco de Oleiros, tendo dirigido palavras simpáticas aos dois casais.

A cerimónia foi conjunta, como tinha sido há vinte e cinco anos mas os almoços foram separados. O Júlio e a Almerinda, família e convidados estiveram no restaurante “Maria Pinha” enquanto o António Abílio e a Laurinda festejaram no salão da Santa Casa da Misericórdia também com os seus familiares e convidados que ao todo somaram cento e vinte.
Falemos agora um pouco dos dois casais mas em separado.

1 – Laurinda e António Abílio


Trata-se de um simpático casal, “com os vinte e cinco anos de casados recheados de felicidade não deixando de ter alguns percalsos”. Um deles, contou-me a Laurinda, aconteceu quando um dia se dirigiam para a Suíça, onde já estavam a trabalhar legalmente (com papéis), ao chegarem à fronteira, ela ficou presa porque não se fazia acompanhar dos documentos. O marido seguiu mas, já do outro lado da fronteira, dormiu em local muito precário, até que ao outro dia o patrão fez chegar à polícia os respetivos documentos.

Agora há sete anos que trabalha no Lar de Idosos da SCMO, onde tem sido profissional, desdobra-se em simpatia e alegria (ela é assim mesmo) e afirma que é uma mulher feliz. Feliz pelo marido que tem e muito realizados e felizes por terem um casal de filhos, Candy de 21 anos quase a terminar o curso e Brayone de 16 a estudar no ensino secundário. Ouvi uma Laurinda babada dos filhos que tem, agradecendo a Deus quando afirmava serem a maior maravilha da sua vida.

Mas de onde é esta esposa feliz e quem é a sua família?

É filha de José Gonçalves e Maria Rosário Ribeiro Nunes, do lugar da Roda de Oleiros e tem mais seis irmãos, Eugénia, Guiomar, Maria da Luz, Américo, Irene e o padre José António.
Já o António Abílio, profissionalmente, é pintor, descendente de José Gonçalves e Maria de Lurdes Ventura do Caniçal e tem mais sete irmãos a saber: Júlio, Laura, João, Fátima, Acácio, Armindo e Luísa.
O almoço de comemoração foi de tal forma que um utente do Lar afirmou-me: “Isto foi uma festa de arromba, houve porco no espeto e lá dentro, estava tudo muito bom. Eles são ricos”. Pelo menos de coração e muita amizade são, respondi.

2 – Almerinda e Júlio Salgueiro 

 A Almerinda também trabalha no Lar de Idosos e há mais anos que a Laurinda enquanto o Júlio é cobrador dos consumos de águas na Câmara Municipal de Oleiros. Têm dois filhos, João Pedro Dias Salgueiro de 15 anos e Andreia Sofia Dias Salgueiro de 24. O Júlio é uma pessoa que se tem dedicado às Associações Oleirenses nomeadamente, atletismo, jogador de futebol (é agora da Direção da ARCO), executante da Filarmónica e da fanfarra dos Bombeiros e, nestes, tem o cargo de chefe. O casal vive em Oleiros.
Dizia-me ele que foi um dos momentos mais altos e bonitos da sua vida e disse ainda que, no final do almoço de celebração, uma das prendas que o surpreendeu foi o filho ter-lhe entregue um envelope com “bilhete” de dormida numa suite do hotel. Ficou maravilhado com a prenda e as instalações.
Ao pais do Júlio tinham 12 filhos, atualmente estão onze vivos. Já a Almerinda tem mais cinco irmãos. 


Sem comentários:

Enviar um comentário