dezembro 15, 2012

Barquinha engrandece com abertura de Centro de Ciência


Centro de Ciência de VN da Barquinha
abre ao público

O dia 6 de Janeiro de 2013 vai marcar a abertura de mais um espaço dedicado à divulgação da ciência em Portugal. Localizado em Vila Nova da Barquinha, a escassos quilómetros do Castelo de Almourol e do novo Parque de Escultura Contemporânea, o Centro Integrado de Educação em Ciências (CIEC) constituirá mais uma atração para a região.

É um conceito pioneiro. O CIEC é parte integrante de uma escola inovadora do 1º Ciclo do Ensino Básico – Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha e visa alimentar o gosto e interesse pela Ciência e pela aprendizagem em ciências desde os primeiros anos, com vista à promoção da cultura científica dos indivíduos ao longo da vida.

Fisicamente o CIEC é constituído por um laboratório de ciências originalmente concebido e equipado para o ensino formal das ciências para os primeiros anos de escolaridade, e por um espaço de educação não formal de ciência aberto ao público. Este espaço está organizado em cinco áreas temáticas com módulos interativos contextualizados na história e cultura local, através dos quais os visitantes podem explorar conteúdos e fenómenos científicos e tecnológicos.
 Além das cinco exposições interativas permanentes – “Embarca com a Ciência”, “Explorando o Castelo”, “Explorando a Barquinha”, “Explorando o Tejo” e “Explorando o Voo” – o CIEC dispõe também de uma multiplicidade de espaços como o “Espaço cultivar ciência” (Pomar Tutti Frutti, Jardim com sentido(s), Horta (com)vida), o “Espaço A ciência do desporto” (Parque de desportos radicais, Campo de futebol, Ginásio-Balneários) entre outros recursos como uma Biblioteca infantil, Sala Multiusos, Anfiteatro ao ar livre e um Parque infantil.

Esta amplitude de valências permitirá organizar diversas atividades de eventos periódicos ao longo do ano, como o “Jantar com ciência” (trimestral), “Café/chá de ciência” (bimestral) e as “Histórias com ciência” (bimestral), assim como exposições temporárias.

O CIEC poderá ser utilizado pelo público para a realização de “Atividades à medida”, como festas de aniversário, eventos para empresas, formação de professores, entre outros eventos/festas.

No CIEC os visitantes poderão planificar e experimentar os seus inventos ou projectos na “Oficina inventa & experimenta”, ou até mesmo levar o CIEC para casa, através da requisição de Kits de ciência para experimentar em casa com a família.

O Centro Integrado de Educação em Ciências estará aberto ao público nos dias úteis (10h00min às 18h00min) e aos fins de semana e feriados (14h30min às 18h00min), encerrando à segunda-feira.

Já é possível fazer a marcação de visitas através dos telefones 249715663, 926642703, email info@ciec.vnb.pt, ou nas instalações do CIEC – Escola Ciência Viva, Rua D. Maria II, 2260-434 Vila Nova da Barquinha.

Toda a informação sobre este equipamento está disponível online no site: www.ciec.vnb.pt e também na rede social Facebook em www.facebook.com/ciec.vnb.

PROGRAMA DA ABERTURA:

6 janeiro (domingo) – Dia de Reis
14h30min | Recepção dos visitantes
15h45min | Workshop/oficina do bolo-rei para crianças “Bolo-Rei na chávena”
15h30min | “Chá/café com Ciência”
15h45min | “A Ciência do bolo-rei”
16h00min | Cânticos de Reis

Sem comentários:

Enviar um comentário