março 05, 2012

Um fim de semana marcante..

Alguma precipitação a norte, mas cá por Lisboa e Sul esteve bom. Mas muitos acontecimentos de relevo, em várias árias da vida.

1 - Desporto

O Norte venceu! FCP veio à Luz ganhar por 2-3 e isolou-se no primeiro lugar. Nenhum benfiquista o diria há semanas atrás. O Sporting? Alguém acreditou que Sá Pinto era a Salvação? Quem viu o jogo com o Setúbal deu para entender que para os Leões estarem à altura do Vitória tinha de jogar muito mais organizado e com as garras de fora. O mau tempo continua em Alvalade. 
O Braga ganhou na Choupana (Madeira) ao Nacional por 1-3, e bem,  ficando com os mesmos pontos que o Benfica. Grande Braga! É só camisolas encarnadas no segundo lugar. O Braga merece ser um ano campeão. Que seja este. É que está somente a três pontos do Porto.
O Sporting perdendo, viu posteriormente o Marítimo também ser derrotado pelo Vitória de Guimarães e, assim, continua com os mesmos pontos (38) a quatorze do primeiro.

Lá por Espanha, o Real Madrid goleou o Espanhol por 5-0 e Ronaldo voltou a marcar. Continua isolado na classificação da Liga Espanhola e Mourinho já vê o seu objetivo quase atingido. É que ele prefere, disse, ganhar o campeonato, jogo a jogo e são muitos do que a Taça do Rei. O Barcelona continua em segundo lugar mas  afastado como estava.

No Chelsea chegou a vez da hora do adeus para André Vilas Boas. Deixa o clube em 5º lugar, em perigo de não ir à Champions e multimilionário russo, dono do clube, afastou VB. É assim, os resultados queimam sempre mais os treinadores do que jogadores. 19 vitórias em 40 jogos não convenceram.

2 - Política

 Cavaco Silva dá uma importante entrevista a uma rádio e afirma que não é com mais austeridade que a economia cresce. Os comentadores gostaram, especialmente quando se aborda a questão do quase desaparecimento da classe média, essa que pode influenciar muito as pequenas e médias empresas. Só exportando (no nosso caso nunca será o suficiente), precisamos que o comércio interno funcione para que se criem postos de trabalho-

Putin vence as eleições na Rússia à primeira volta. Chorou no momento que discursava. Perante algumas questões que se levantaram sobre algumas irregularidades nas eleições, afirmou: " foi uma vitória limpa" e "foi uma luta justa"

Hugo Chavez, Presidente da Venezuela, quase recuperado da operação que fez a mais um cancro, assumiu e disse que, felizmente não tinha metásteses. Não deixa de ser curioso como Chavez assume perante os Venezuelanos as suas doenças e a confiança que transmite às pessoas.

Ministro da Economia foi "libertado" de muitas das suas responsabilidades. A partir de agora, o Ministro das Finanças controla, autoriza, especialmente ao nível dos dinheiros do QREN e o seu colega executa. A Oposição já pede a demissão do Ministro: O professor Marcelo Rebelo de Sousa afirmou a este propósito que quem tutela o QREN é o ministro da economia mas quem decide é Vitor Gaspar.
E pergunto: Não era assim com o Ministro das Finanças do anterior Governo?... Neste caso específico não era bem assim, mas em tempo de crise, enfim... há que controlar tudo.


Sem comentários:

Enviar um comentário