março 12, 2012

Exposição em Proença-a-Nova merece ser visitada

No passado domingo (dia 10 de Março), fui mais uma vez a Proença-a-Nova e acabei por apreciar a  "EXPOSIÇÃO de pintura e escultura de Mário Tavares Dias e Adélia de Lourdes Martins" na Cafetaria/Galeria Municipal no Parque Urbano Comendador João Martins, local ideal para visitar, beber café, chá ou algo mais ou ainda aproveitar os já celebres crepes que ali servem. São deliciosos.
A exposição - pintura e escultura - está muito bem enquadrada, chamando a atenção com os grandes quadros que, nalguns deles,  é preciso estar atento às cores e à sua harmonia provocadora aos olhos de quem neles quer entrar. Por seu lado, as esculturas dispostas no espaço da galeria, concebidas de arame que nos faz olhar e pensar na capacidade de confundir o "emaranhado de arte" de onde ressalta da mão da artista sempre a obra que, ao parecer simples é cheia de imaginação e mensagem. Uma boa exposição que só ganha por ser feita em conjunto pois os artista são um casal. 

Quem são estes artistas?

Na pintura temos  Mário Tavares Dias que nasceu em 1946 em Chaveira, vive e trabalha em Chaveirinha, desde 2011. De 1996 a 2010, viveu, estudou e trabalhou em Lisboa. Começou a pintar em 2004.
Tem participado já em várias exposições , nomeadamente em Lisboa, Mafra, Mação, Proença-a-Nova, Vila de Rei e Montijo.
Obteve já um 2º prémio em concurso de artes de Vila de Rei, uma mensão honrosa na II Bienal de Artes de Mafra e selecionado para a Bienal de Artes do Montijo, prémio Vespeira. Está representado nas Câmaras Municipais de Mação, Vila de Rei e Mafra mas também na Santa Casa de Misericórdia e Centros de Saúde do Cardigos e Hospital de Santa Maria da Feira, bem como em algumas coleções particulares.

A escultora Adélia de Lourdes Martins é licenciada em Belas Artes (pintura) pela Escola de Lisboa  mas dedicou-se também a este género de arte. Nasceu em Abrantes em 1951, passando a residir em Lisboa. Os pais e avós são oriundos de Chaveirinha, Carrascal, Vergão e Galisteu.
A artista foi professora de Educação Visual de 1974 até 2008. Atualmente reside e trabalha em Chaveirinha.

São pessoas muito simpáticas e disponibilizaram-se para me dar as informação necessárias. Alegres, satisfeitos com o trabalho exposto e Mário Dias é irmão de uma amiga minha de blogs e Facebbok Gracinda Tavares Dias que ali encontrei inesperadamente. 
Na foto: à direita, Adélia Martins, e ao seu lado sua cunhada Gracinda Dias, logo seguida de Mário Dias e seu irmão Daniel Tavares Dias.



Sem comentários:

Enviar um comentário