março 12, 2012

Câmara de C. Branco apoia projeto de Biomassa

"A Câmara de Castelo Branco está a apoiar o projeto  da Associação de Produtores Florestais da Beira Interior que pretende utilizar os antigos terrenos da cultura de tabaco na região, para a plantação de uma floresta irrigada com vista à produção de biomassa. O projeto  tem como parceira a Tabaqueira. O presidente da Câmara de Castelo Branco, Joaquim Morão, considera este um "bom projeto  para valorizar a agricultura da região, o qual vem rentabilizar os terrenos que hoje estão em pousio e que precisam de ser rentabilizados. É também uma nova forma de rendimento para os agricultores".
No entender de António Abrunhosa, presidente da Aflobei, este projeto  "permite abrir novas pistas para a reconversão da cultura do tabaco. Nos últimos anos houve várias iniciativas divulgadas que tiveram grandes dificuldades em arrancar, sobretudo no concelho de Idanha-a-Nova".
Por sua vez, Nunes dos Santos, administrador da Tabaqueira, lembra que esta intervenção pretende "ajudar à reconversão dos terrenos onde era produzido tabaco quer em Castelo Branco, quer em Idanha-a-Nova. Como há a possibilidade de utilizar o regadio existente surgiu a hipótese de se desenvolver um projeto  piloto para a produção de biomassa nessa área, o qual nós, com o alto patrocínio da Câmara de Castelo Branco, apoiamos".
O projeto  piloto arranca este ano e serão plantados freixos e salgueiros." - afirma-se no site da CM

Sem comentários:

Enviar um comentário