março 20, 2012

Oleiros em movimento e de que maneira. Ora veja!


Torne a sua Páscoa ainda mais saborosa e vá até Oleiros deliciar-se com a mais genuína gastronomia regional, na 4.ª edição do Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho. Nos dois fins-de-semana de 31 de março e 1 de abril e de 7 e 8 abril, oito restaurantes do concelho de Oleiros abrem as suas portas e revelam os mais inspirados sabores do Pinhal. Nestes dias, o genuíno Cabrito Estonado e o Maranho são reis e os restaurantes: Casa Peixoto, Encosta do Sol, Ideal, Maria Pinha, O Carteiro, Prontinho, Regional e Slide estão à sua espera, sugerindo que efetue marcação prévia de forma a confecionarem um cabrito a sair do forno, suculento e com a pele bastante estaladiça*

Nos dias 1, 4, 5, 6, 7 e 8 de abril, a vila de Oleiros veste-se de roxo, numa impressionante manifestação de solenidade e de fé. Indescritíveis tradições pascais seculares que não deixam ninguém indiferente com procissões de rara beleza, ao anoitecer, na Quarta, Quinta e Sexta-feira Santa. No Domingo de Páscoa, perto do meio-dia, tem lugar a Missa e Procissão da Ressurreição do Senhor. Tome parte na mais pura tradição oleirense e assista a momentos apaixonantes e arrebatadores.





A associação Pinhal Total propõe para o próximo dia 1 de abril a realização do seu 5.º passeio pedestre, este ano com o nome “Rota do Cabrito”. O convite é para “descobrir toda a beleza da Vila de Oleiros, usufruindo ainda da arte de bem receber e das tradições da aldeia que iremos visitar. Para variar, realizar um programa em família ou simplesmente porque gosta de percursos pedestres”, o convite está lançado. Mais informações em www.pinhaltotal.com


Também no dia 1 de abril, na mui nobre villa de Álvaro, têm lugar as celebrações do Domingo de Passos, as quais estão a motivar a ida de muitos visitantes àquela "aldeia branca", estatuto herdado pelo facto de ter sido outrora sede de concelho. Marcada para as 17 horas, a Procissão dos Passos será o ponto alto de um dia marcado por seculares tradições enraizadas na mais pura alma beirã, comprovando a grande devoção dos populares por esta vivência quaresmal.

No dia 2 de abril, na Casa da Cultura de Oleiros, pelas 10 horas, terá lugar a dramatização da história "O lobo mau e os 7 cabritinhos", integrada no Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho e destinada ao público infantil.
 
Aproveite ainda a estadia e visite as exposições que fazem parte do cartaz cultural de Oleiros. No Posto de Turismo Municipal, vai estar patente, de 31 de março a 28 de abril, a exposição da consagrada escultora Maria Leal da Costa. A partir dos materiais pedra e aço oxidado, a exposição terá como inspiração o património deste concelho. A autora já visitou o local e perspectiva-se uma produção bastante surpreendente que não vai deixar ninguém indiferente. Conheça o portfolio da autora em www.marialealdacosta.com.
Municipal

No edifício da Junta de Freguesia de Oleiros, vai estar patente, de 28 de março a 10 de abril, a exposição de pintura da autoria de Rosa Afonso. Natural do concelho, a autora reside em Oleiros, onde tem um atelier de pintura decorativa. Situado no centro histórico da vila, é neste espaço que a conhecida artesã local expõe e vende algumas das peças decorativas que pinta, muitas destas dedicadas ao património de Oleiros.
 

No dia 7 de abril, haverá ainda uma Noite de Fados, integrada no Festival gastronómico, a qual inclui jantar e decorrerá num dos estabelecimentos aderentes situados na Ponte de Cambas.

Descubra também todo um património de exceção. Um espólio religioso ímpar, percursos pedestres inesquecíveis, 600 milhões de anos em monumentos geológicos, o melhor da alma beirã ou a Aldeia do Xisto de Álvaro, esperam por si. Mais informação em cm-oleiros.pt. Emaranhe-se nesta ideia!

* O Festival decorrerá nos moldes das edições anteriores, em cada um dos oito estabelecimentos aderentes. São eles: Casa Peixoto 272 682 250, Encosta do Sol (Orvalho) 936 105 106, Ideal 272 682 350, Maria Pinha 965 720 287, O Carteiro 272 682 596 Prontinho 272 682 338, Regional 962 511 429 e Slide (Ponte de Cambas) 965 720 287.

Sem comentários:

Enviar um comentário