março 14, 2012

Limpar Portugal, preocupações com o ambiente

No dia 24 de março decorrerá mais uma edição do projeto Limpar Portugal. Pelo segundo ano, o Município da Sertã associa-se a este projeto que visa a limpeza da floresta, afirma-se na página da Câmara Municipal da Sertã.
Esta preocupação com o ambiente é um das importantes preocupações das autarquias mas as pessoas deviam ter muito mais cuidado do que têm. Situações agressivas ao ambiente encontram-se por todos os lados: nas praias, nas florestas, nos mercados e feiras ao ar livre. Nestes casos é mesmo uma vergonha. Os vendedores deixam os espaços cheios de sacos plásticos e outros objetos que as Câmaras ou Juntas de Freguesia acabam por tentar minimizar com intervenções de limpeza. Mas era pedir muito aos vendedores (ou obrigá-los) a colocar todo o lixo que fazem dentro de um saco? Esta falta de valores e sensibilidades para as questões do ambiente são imperdoáveis. 
Um dia destes, quando falava com uma pessoa sobre a necessidade de colocar as garrafas de vidro no vidrão, a resposta foi que "para quê? isso é só para manter uns quantos a ganhar mais uns ordenador chorudos e ando eu aqui de garrafa na mão até ao ecoponto?". Enfim, é mesmo uma questão que tem a sua solução na escola. E, aí, todos sabemos que as preocupações dos programas a este nível e com docentes motivados na formação dos jovens, tudo pode vir a mudar.

Sem comentários:

Enviar um comentário