março 23, 2012

Parlamento dos jovens em Proença debateu redes sociais

"Com a ambição de quem quer “apresentar ideias para mudar o país e quem sabe o mundo”, os deputados eleitos em 15 escolas do distrito reuniram-se ontem, em Proença-a-Nova, para a sessão distrital do Parlamento dos Jovens. “Redes sociais, participação e cidadania” é o tema em debate este ano, dando sequência ao programa organizado pelo Instituto Português da Juventude, em colaboração com as escolas, para promover nos estudantes do ensino secundário o gosto pela participação pública e política.
Convidada para partilhar a experiência como deputada e explicar o funcionamento da Assembleia da República, Hortense Martins não foi poupada às perguntas difíceis dos alunos. Financiamento da banca às empresas, ética na política e na atividade partidária, preços dos combustíveis e comentários sobre o polémico prefácio de Cavaco Silva foram alguns dos temas colocados pelos representantes dos 2 060 estudantes que, nas várias escolas, votaram as listas e propostas selecionadas para a sessão distrital – na qual, por sua vez, foi apurada a lista que irá representar Castelo Branco na sessão nacional.
Na cerimónia de abertura, em que o vereador João Manso representou a Câmara nas boas vindas aos jovens deputados, o diretor regional do IPJ, Miguel Nascimento, aplaudiu o entusiasmo das escolas e o empenho com que os professores dão o “devido enquadramento à iniciativa”. Quanto à escolha de Proença-a-Nova para acolher a sessão distrital, justificou resultar da “lógica de descentralização e de equilíbrio entre norte e sul do distrito”.
Depois de uma manhã em plenário, os alunos dividiram-se em comissões parlamentares, para debater as medidas na especialidade. Na sessão participou ainda Maria Mesquitela, representante da Assembleia da República que procurou esclarecer os alunos sobre a organização e funcionamento dos serviços."
- Município de Proença

Sem comentários:

Enviar um comentário