janeiro 12, 2012

Proença-a-Nova com "boas ideias de negócio"

Concurso vai premiar boas ideias de negócio 
 
Candidaturas podem ser apresentadas até 17 de Fevereiro
e todos os participantes terão acesso a um atelier de ideias


Até 17 de Fevereiro, quem tem boas ideias ou projetos estruturados de negócio pode participar num concurso lançado pelo Município para estimular a criação de novas empresas. A iniciativa está aberta a maiores de 18 anos, sejam ou não residentes no concelho. Além de prémios para os primeiros três classificados em cada área, todos os candidatos ganham acesso a um atelier de ideias em que será dado apoio na elaboração de planos de negócio e, caso os projetos evoluam, assistência na criação e arranque das empresas.
Enquanto no caso de ideias de negócio basta preencher o formulário disponível no site, sendo também solicitado o currículo do candidato, para os projetos é necessário apresentar o plano de negócios. A única condição é que as ideias e projetos em causa venham a ser desenvolvidos em Proença-a-Nova, sendo a valorização de recursos endógenos um dos critérios a ter em conta, a par de fatores com o grau de originalidade, viabilidade do negócio, criação de emprego e contribuição para o desenvolvimento local (consulte o regulamento).

O concurso insere-se num projeto mais vasto de promoção do empreendedorismo, que conta com o apoio da incubadora do Instituto Pedro Nunes, considerada em 2010 a melhor incubadora de empresas de base tecnológica do mundo. Depois de uma colaboradora do Município ter estagiado no IPN, em Coimbra, será agora dado acompanhamento continuado aos primeiros meses de atividade de incubação em Proença-a-Nova.
Os escritórios da antiga Sotima estão a ser remodelados para preparar a incubadora local. Prestar informação e assistência técnica e promover ateliers de ideias são alguns dos objetivos do novo serviço, que poderá ainda vir a disponibilizar espaços para as fases de constituição e arranque de empresas.
As iniciativas locais articulam-se com um programa da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Sul (CIMPIS), maioritariamente financiado através do Programa Operacional do Centro (QREN) e desenvolvido com o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI). Além do estímulo à criação de novas empresas, outra vertente do projeto passa pela educação junto das escolas, com três ações diferenciadas para o 1º ciclo (Empcriança), 2º e 3º ciclos (Empre) e nível Secundário (Empreescola).
- site do Município

Sem comentários:

Enviar um comentário