janeiro 30, 2012

Portugal com muito frio, gelo e geada. Temperaturas abaixo de zero

As previsões para esta semana não são nada animadoras. Na Europa tem caído nove em vários países, nomeadamente na vizinha Espanha. O vento que se vai fazer sentir é de gelar tudo, mesmo preocupante para esta época. As temperaturas abaixo de zero vão atingir 14 dos 18 distritos. 

O primeiro dia indicado para o aparecimento desta situação é já quarta feira  E olhem que o fim de semana é péssimo com toda a certeza de formação de gelo e de geadas bem severas (que no Interior, onde ela se forma, lhe chamam de "negra") onde, nem Lisboa vai escapar, podendo a capital atingir também os zero graus centígrados. Cuidados redobrados com a condução, com os fatos, evitar aquecimento demasiado sem alguma entrada de ar. A Proteção civil tomará a seu cargo, como é seu dever, os avisos de aviso necessário para se ultrapassar com a menor consequência possível. Os "sem abrigos", os mais velhinhos a viverem sós, as crianças, terão de ser ajudadas.

Esta geada é daquelas que queima os "botões que qualquer árvore" já tenha e o resto das couves (na nossa zona) se queimam e apodrecem.
Esta situação vai atingir também vários países europeus e alguns deles já lançaram avisos sérios às populações, como é o caso da França e da Espanha
.Em resumo, nada de alarme, mas cuidados acrescidos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário