janeiro 23, 2012

Escolas de Oleiros recriam novamente a tradição do S. Sebastião


 
            "Numa iniciativa louvável e pelo segundo ano consecutivo, o Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade, nomeadamente a Escola Básica de Oleiros e o Jardim-de-Infância de Oleiros, com a participação do Infantário da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros, D. Maria Augusta da Silva, promoveram, no passado dia 20 de janeiro, o reviver da secular tradição associada aos festejos de S. Sebastião, na vila de Oleiros. Assim, com o apoio da Junta de Freguesia de Oleiros, foi recriada a tradição da oferta de castanhas piladas e de broas de milho, a qual se seguiu à missa anual que teve lugar na capela do santo mártir, em Oleiros.
            Recorde-se que antigamente esta era uma festa que envolvia centenas de pessoas, entre as quais, os alunos da Escola Primária que se situa nas imediações da capela. Os proprietários das casas agrícolas da região, em troca de boas colheitas, prometiam oferecer ao Santo sacas de pano com castanhas piladas, as quais eram atiradas no adro da capela, para grande alegria da criançada que se empenhava em apanhar castanhas e amendoins como se fossem rebuçados. Para além das castanhas secas nos caniços (piladas), os fiéis ofereciam ainda broas de milho e galos, os quais eram posteriormente leiloados e cuja receita revertia para o Santo. A festa durava pela tarde fora, com a actuação da Filarmónica Oleirense, o que proporcionava animados bailaricos, muitas vezes, em cima de neve." - CMO

Que bonita iniciativa e que os mais velhos bem recordam esta festa ali mesmo à sua escola primária. Parabéns a todos os intervenientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário