janeiro 25, 2012

Novidade: Proença será a "Vila de Mel"

na festa de Junho 
Programa sociocultural para 2012 reforça oferta ao
nível da animação de Verão e das atividades para jovens

"Planear e otimizar os recursos próprios são os principais ingredientes a que o Município de Proença-a-Nova recorreu para evitar que as limitações orçamentais tenham impacto na área sociocultural e nas iniciativas de animação. Em 2012 será mantida e até reforçada a oferta ao nível da animação de Verão, programas de férias para jovens com mais de 12 anos e passeios turísticos pelo concelho, realizados de forma regular de dois em dois meses.
A Festa do Município terá este ano o mel como produto central. Proença-a-Nova irá transformar-se em “Vila de Mel”, com a realização de uma
“Bee Parade”, oficinas gastronómicas, apresentação de um apiário e muitas outras iniciativas que permitirão divulgar as muitas utilizações dos produtos da colmeia, da cosmética à vertente medicinal. Este ano o programa da festa irá ainda incluir uma noite de marchas populares, em parceria com a Companhia de Teatro de Montes da Senhora.
Trabalhar em rede, valorizando o trabalho das associações e empresas locais, é outro dos objetivos da programação. É o caso de muitos dos eventos desportivos e de pedestrianismo ou de iniciativas descentralizadas nas várias freguesias, como o Festival da Cereja, a realizar nos Montes da Senhora. Estão calendarizados eventos em todas as freguesias do concelho, adequados às infraestruturas ou atividades predominantes – como é o caso da caça, com grande adesão na freguesia do Peral.
Nos meses de Julho e Agosto haverá atividades todos os fins de semana, no parque urbano. Teatro, dança, fado, folclore e animação de rua são algumas das artes em destaque, mas merece igual nota a realização de um festival infanto-juvenil de talentos, cujo regulamento será oportunamente divulgado. Nas manhãs de domingo de Julho haverá ginástica ao ar livre e as tardes serão preenchidas com cinema infantil, no ecrã gigante do parque.
O programa aqui disponibilizado é dinâmico e faltam muitas iniciativas das associações que vão sendo agendadas ao longo do ano. Apelamos a que enviem ao Município informação dos eventos que pretendam ver divulgados, já que o calendário será permanentemente atualizado."

Sem comentários:

Enviar um comentário