janeiro 31, 2012

Este campeonato está, no mínimo, interessante

A Liga ZON/Sagres já virou para a segunda metade das jornadas e este fim de semana ditou resultados que influenciaram, e muito, a classificação e os objetivos de algumas equipas e as probabilidades também. Não está para ninguém poder afirmar, desde já, quem é o primeiro, segundo e terceiro. Há muitos jogos para se efectuarem e muitas surpresas para acontecerem

O Porto perdeu com o Gil Vicente e não se ouviu o dragão mas sim adeptos desesperados porque estão sempre habituados a vencer. Mas o Porto este ano não tem a a força que o ano passado o fez campeão. O seu treinador já começou com as afirmações do costume (porque têm de o dizer) de que o seu adversário direto, Benfica, está a ser "levado ao colo". Pinto da Costa sai calado. Fala noutros momentos. Mas fez dois contratos muito importantes Lucho Gonzalez, que regressa depois de dois anos e meio de jogador do Marselha. Chegou "El Comandante" o esperado salvador. O FC Porto ganha com esta contratação um homem importante para marcar e dar a marca. Guarin foi dispensado para Itália.

Quanto ao Benfica, vai na frente, como se sabe, a cinco pontos do Porto , conseguiu ontem contratar Yannick Djaló após ter passado um período complicado, com o processo que se conhece.  Rúben Amorim, depois de ter desobedecido ao treinador, Jesus, estava um pouco na prateleira. Acabou por pedir desculpas ao treinador, assinou por mais 4 épocas pelo Benfica, mas foi emprestado ao Sporting de Braga até final da época.

O Sporting, que ganhou pela primeira vez este ano, libertou-se da pressão psicológica desse "peso". Foi o gigante americano que regressou aos jogos e marcou os dois golos da vitória. Mas este Sporting tem uma equipa muito boa, mas quase metade está no "estaleiro". Os comentadores já afirmam que algo se passa com a preparação física da equipa, nomeadamente de jogadores extremamente importantes para que o Leão possa rugir. Quanto às entrevistas dadas por dois dos seus jogadores estrangeiros não gostei. Primeiro porque não acredito que na Academia de Alcochete se faça somente aquilo que foi dito e, segundo, as suas declarações, a terem existido, acabam por denegrir o trabalho de toda a equipa técnica do Sporting.. Talvez colocá-lo a correr à volta do campo algum tempo lhe agrade mais porque, assim, o treino dura mais.

O Braga foi ontem ao Funchal derrotar por 1-2 o Marítimo, clube que tinha (e pode ter ainda) muitas aspirações às maiores competições europeias.

Conclusão: O Benfica ficou com 45 pontos, seguido do Porto com 40, Braga com 37, Sporting 32 e Marítimo 29.

Futuramente vamos ter mais Porto, mais Sporting, mais Braga (com Amorim) e também mais Benfica. Que bom para nós todos os que gostamos de futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário