janeiro 18, 2012

FESTA EM VILAR BARROCO DIAS 21 E 22

Vilar Barroco é um freguesia com poucas pessoas e, por isso, é uma das que está "marcada" para abater servindo as exigências da troika e eventualmente um melhor racionamento de meios e custos. A outra já indicada publicamente é a Amieira.
Estas terras podem perder nesta batalha que elas nem podem ser guerreiros por poucos que são e alguns já se convenceram que não valia a pena. Mas não têm que perder as suas tradições. Enquanto houver uma pessoas com saúde e vontade, pode haver razão para festa. Os descendentes destas nossas terras e agora noutras paragens devem continuar a sentir uma ligação à sua terra. Isso é extremamente importante para que as silvas e tojos, num futuro a curto ou médio prazo tomem conta de todas as propriedades e se aproximem das casas.

Quando o Ministro Miguel Relvas se impôs aos presidentes das Câmaras Municipais Nacionais, no programa "prós e contras" afirmando que houvesse o que houvesse, o programa da troika tinha de ser cumprido até Junho todos entenderam logo que as coisas não seriam exatamente assim.
Os Municípios Portugueses têm feito um trabalho muito melhor que qualquer governo nem era capaz de levar a efeito. Esta administração local, gerida por pessoas (na grande maioria) muito responsáveis e próximos da população, não podiam reduzir-se a uma tabela de números como foi divulgada  para ser aplicada por computador e aqui no blog também a incluímos. Esta já não era só uma batalha, era uma guerra que os outros partidos também incendiavam, direta ou indiretamente. Está em jogo muita coisa. Mas especialmente a morte do nosso Interior
Agora, a questão já foi empurrada "com a barriga" para quem a deveria ter tido sempre nas mãos. Porque é mais fácil dialogar (é verdade que também  difícil porque ninguém gosta de tomar decisões destas) uns com os outros. As autarquias locais estão intimamente ligadas e as Juntas dependem em grande parte da descentralização de poderes e verbas que as Câmaras façam.É assim a lei.
Eu sei, todos os que conhecemos sabemos, que algumas Juntas parece não se justificarem, mas o fim delas, traz consigo o aceleramento da maior centralização, o fim dos povos dispersos, a morte de grande parte do nosso interior. 
___________
Mas eu não queria falar da festa do Vilar Barroco? Claro que sim e podem contar com a minha presença, porque faço questão em estar presente na festa de São Sebastião. Existe outra festa em honra do mesmo santo em Oleiros, Mas ir ao Vilar Barroco é, para mim, obrigatório. Que a festa lhes corra muito bem e junte muitas pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário