fevereiro 23, 2014

Executivo de Proença aprovou moção a favor dos doentes oncológicos

Em defesa do acesso equitativo dos doentes oncológicos a terapêuticas inovadoras, o executivo camarário de Proença-a-Nova aprovou uma moção que reivindica a anulação do despacho que limita o pedido de Autorização Excecional de medicamentos aos institutos de oncologia de Lisboa, Coimbra e Porto. O Município está a proceder, em articulação com as autoridades de saúde, a um levantamento do número de doentes oncológicos do concelho, para avaliar a melhor forma de disponibilizar transporte para aquelas unidades especializadas.

A moção agora aprovada por unanimidade, e que será submetida à Assembleia Municipal, resulta de uma iniciativa da Câmara Municipal de Elvas, que desafiou as autarquias a associarem-se numa posição conjunta. Apoiada num documento do Colégio de Oncologia da Ordem dos Médicos, a moção considera que o despacho do governo “é discriminatório para com os doentes afastados dos grandes centros médicos” e “gerador de profundas desigualdades regionais, afastando os doentes do interior do país da acessibilidade a potenciais terapêuticas”.

Lembrando que as autorizações excecionais de terapêuticas inovadoras são autorizadas pelo Infarmed e baseadas na fundamentação técnica e científica, o documento do Colégio de Oncologia (igualmente subscrito por médicos da especialidade) sublinha que esses princípios garantem o rigor na aprovação de tratamentos diferenciados e defende que existem “muitos centros de excelência no tratamento de doenças oftalmológicas e oncológicas fora dos três grandes centros do país”.

A moção foi divulgada junto de todas as câmaras, assembleias municipais e freguesias do país, tendo igualmente sido dado conhecimento, pela Câmara de Elvas, aos diversos órgãos de soberania, ao bastonário da Ordem dos Médicos e associações de defesa dos doentes oncológicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário