fevereiro 19, 2014

Em Proença, Concursos apelam à criatividade

Quem gosta de desafios e de estimular a criatividade tem nos próximos meses oportunidades em diferentes áreas, já que estão a decorrer dois concursos que se centram na atividade da Bibliomóvel e incentivam a criação de trajes em materiais reciclados. O período de entrega de trabalhos sobre a biblioteca móvel decorre até 6 de junho, enquanto no caso dos trajes as inscrições estão abertas até 10 de maio, com o desfile a realizar-se a 17 de maio.
O concurso de Ideias & Palavras sobre as andanças da Bibliomóvel pelo concelho de Proença-a-Nova integra o programa comemorativo do 20º aniversário da abertura da Biblioteca Municipal. Os trabalhos aceites enquadram-se em duas categorias, nas áreas de Artes Visuais (Design Gráfico, Fotografia, Ilustração) e Escrita (Conto, Poesia, Slogan). O regulamento enquadra os objetivos dos trabalhos, que tanto permitem registos documentais da atividade da Bibliomóvel, como a sua reinvenção e abordagem guiada pela imaginação.
A exposição dos trabalhos e cerimónia de entrega de prémios irá decorrer a 26 de junho, dia em que se comemora o 8º aniversário do serviço que se desloca, além de localidades dispersas do concelho, a centros de dia e instituições da Santa Casa da Misericórdia. A par dos serviços clássicos de uma biblioteca, funciona como posto móvel com requerimentos e outros documentos úteis, disponibiliza o Skype para ligar famílias e amigos em qualquer ponto do mundo e contribui para combater o isolamento e solidão.
Ao contrário do concurso da Bibliomóvel, que não estabelece limites às características dos participantes, no caso dos trajes feitos com materiais reciclados só são aceites pessoas residentes ou naturais do concelho. Podem participar escolas, associações, artesãos ou qualquer pessoa a título individual. Além de materiais recicláveis, o regulamento salienta que se apela igualmente à reutilização de tecidos e outros produtos, desde que visivelmente não sejam novos nem adquiridos para o efeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário