fevereiro 13, 2014

Concurso do melhor maranho em freguesia de Proença

 
"Até dia 14 de abril estão abertas as inscrições para restaurantes, associações e particulares que aceitem o desafio de confecionar o melhor maranho da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral. O concurso, promovido pela Junta de Freguesia, realiza-se a 3 de maio, integrado na Feira Franca dos Sabores. A iniciativa contempla a mostra de produtos locais como o azeite, enchidos, queijo e mel.
Promover a qualidade do maranho, preservar a sua autenticidade e originalidade e dinamizar o setor da restauração são os principais objetivos do concurso, em que estão previstas três categorias distintas – restaurantes, associações e particulares, desde que residentes na freguesia. Embora os ingredientes possam ser previamente preparados, o enchimento e cozedura dos maranhos deverá ser feita no local do concurso, à vista do público, havendo várias passagens do júri pela área de cozinha. Os pormenores constam do regulamento e a ficha de inscrição pode ser enviada por e-mail.
No dia em que se realiza a tradicional Feira de Santa Cruz, o programa inicia-se na Capela da Misericórdia, com exposição da relíquia do santo lenho, momento de oração e, pelas 11h30, uma palestra evocativa do percurso do jesuíta filósofo Pedro da Fonseca e da sua ligação à Santa Casa da Misericórdia local. Segue-se a abertura da área expositiva, em que os visitantes poderão fazer a sua própria escolha dos melhores maranhos e provar outros produtos, como queijos e enchidos. As inscrições para expositores decorrem igualmente até 14 de abril."

Esta é uma iniciativa sempre de louvar porque são formas de tentar sempre apurar o melhor dentro dos melhores mas, quanto a mim, este produto gastronómico que é alvo de concursos e festivais precisa que os concelhos desta nossa região façam algo em conjunto porque só com âmbito alargado o mesmo se poderá expandir e/ou chamar às nossas terras turistas que querem apreciar os pratos regionais.


Sem comentários:

Enviar um comentário