fevereiro 09, 2014

O mau tempo faz estragos neste domingo e noite seguinte


Neste momento a chuva e o vento forte causa já muitos embaraços em várias regiões do país.  "A Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém acionou o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo no seu nível de Alerta Azul devido à previsível subida das águas, decisão tomada após reunião de emergência." Os caudais dos rios (pior a norte que a sul) já estão a subir e em muitas povoações próximas das margens dos mesmos já receberam informação para retirarem do local, bens como alfaias, viaturas e terem muito cuidado na vigilância do aumento do caudal. 

"Este domingo, em Constância, é previsível a oscilação dos caudais junto das zonas confinantes aos rios Zêzere e Tejo, em Vila Nova da Barquinha é expectável a submersão do parque de estacionamento do Cais de Tancos, na Golegã a proteção civil aponta para a possível submersão durante o dia de hoje da EN365 na ponte do Alviela e a jusante do Pombalinho, com possibilidade de isolamento da povoação de Reguengo do Alviela."

Existem já estrada vedadas ao trânsito em vários pontos do país e espera-se que a situação piore entre a tarde de domingo e a manhã de segunda-feira. Em Águeda, Alter do Chão são exemplos disso mesmo, mas há outras.

Na Arco Ribeirinho do Tejo (zona da grande Lisboa) o vento é forte, vergando e partindo árvores. Um vizinho meu dizia: "caíram todas as laranjas das minhas 11 laranjeiras. Não ficou nem uma".

Neste período a proteção civil pede a todos muito cuidado na condução e as pessoas estarem em alerta se vivem em zonas potencialmente susceptíveis de inundação. 

O mar, que tanto tem fustigado a costa portuguesa continuará muito forte em toda a zona indicada repetidamente em noticiários e nos jornais. Sejamos todos prudentes.

Atualização: Já há jogos de futebol anulados devido à chuva e já vi dois outdoors gigantes que o vento arrancou e, por pouco, não caíram em cima de carros.

Fonte - TVI24 e outras

Sem comentários:

Enviar um comentário