fevereiro 02, 2014

Cândido Moreira, PS, eleito presidente da ANAFRE

Joaquim Cândido Moreira

 Presidente da Junta de Freguesia de Padronelo, no concelho de Amarante, do PS, foi eleito presidente do conselho diretivo da Associação Nacional de Freguesias Anafre com 94% dos votos (532 votos).

Cândido Moreira foi eleito numa lista única, depois de no sábado o independente  Manuel Malícia Trindade, do Fundão, não ter conseguido reunir apoios suficientes  para uma lista alternativa, que tinha como lema "em defesa da mudança e  pela renovação".  

No conselho diretivo - órgão para o qual houve 34 votos em branco -  Cândido Moreira ficará acompanhado pelo seu antecessor, Armando Vieira (Oliveirinha,  Aveiro - PSD) e por Francisco Firmino Jesus (Castelo, Sesimbra - PCP). 
Comparativamente ao conselho diretivo que agora terminou funções, de  uma lista de 21 pessoas o novo repete 12 nomes.
 
O novo presidente da mesa do congresso e do conselho geral é Diamantino  dos Santos, presidente da Junta de Viseu (PSD), que foi eleito com 531 votos  a favor (93,82%) e 35 em branco. 

O conselho geral vai ser presidido por Luís Newton, presidente da Junta  de Freguesia da Estrela, Lisboa (PSD), que conseguiu 524 votos a favor (92,58%)  e 42 votos em branco. 
O conselho fiscal passa a ser liderado por Dinis Pinto, presidente da  Junta do Alvito, em Beja (PCP), que reuniu 526 votos a favor (92,93%) e  40 em branco. 
O congresso da Anafre contou com 699 votantes inscritos, tendo perto  de 81% das votações sido consideradas válidas, ou seja, 566. A abstenção  foi de 19%. 
Tradicionalmente, a Anafre é dirigida por uma lista de consenso com  representantes dos partidos mais votados e quem preside é escolhido pelo  partido com mais juntas ganhas nas autárquicas. Este ano, pela primeira  vez, um independente anunciou a intenção de se candidatar, o que não conseguiu  concretizar. 
No sábado de manhã, Manuel Malícia Trindade tinha apelado aos participantes  no congresso que o ajudassem a levar a votação uma segunda lista, mas à  hora limite para apresentação das listas candidatas aos órgãos da Anafre  apenas tinha conseguido 44 juntas de freguesia apoiantes, quando precisava  de 50. 
A otícia é de: Lusa/TVI24

Sem comentários:

Enviar um comentário