outubro 18, 2013

Um exemplo que nos vem de pessoa simples

 parte da frente da vivenda

Este pequeno apontamento tem lugar neste Blogue de curioso que é. Em frente à vivenda e terrenos do falecido sr. António Guimarães e da Dona Fernandinha, existe uma pequena vivenda mandada construir pelo sr. José Esteves Garcia da Portela (Oleiros) - já lá vão mais de 50 anos - e que foi batizada como "Vila Sampaka". O nome tem a ver com a localidade que pertence ao passado desta família quando esteve, muito tempo, em Fernando Pó.

Mas, o que quero aqui ressaltar neste momento, é o facto da proprietária D, Fernandinha  ter deixado viver, gratuitamente num anexo dessa casa uma senhora simples, trabalhadora e muito conhecida, por vezes menos reconhecida por alguns, injustamente, dado o ser humano que é, a Dona Cacilda, do Gavião.
Acontece que, esta mulher, quando passa na Alverca, estrada acima, a pé, para ir ajudar algumas pessoas na zona do Gavião, saúda-me sempre que me vê no jardim, "olá senhor, então está tudo bem? o primo tem aqui um jardim muito lindo. Ai está mesmo lindo e o senhor gosta mesmo de o ajeitar, está muito bonito".
Fala-me sempre, quando passa, afirmando-se nada cansada para fazer aqueles quatro ou cinco quilómetros a pé.

Bem, depois de ter sido chamado a atenção, várias vezes, para a particularidade de ela ter, em volta da "Vila Sampaka", tudo cheio de legumes e flores - mesmo até junto ao alcatrão da estrada - fui então propositadamente  ver e tirar as duas fotos que aqui lhes deixo.

Então não é que encontrei aqui um exemplo que muitos de nós não consegue fazer em terras de grande ou média dimensão? Grande Cacilda! Que excelente exemplo!
Um beijinho meu e você merece toda a minha consideração. À Dona Fernandinha, o também o meu reconhecimento pelos gestos da cedência da casa e do local para a Cacilda poder semear as coisas. Ela respondeu bem e bonito. 

 
de lado da vivenda

Sem comentários:

Enviar um comentário