outubro 15, 2013

Proença: Arte e ciência em oficina de chocolate


"Chocolate de mil e uma maneiras poderia ser o tema para a oficina de bombons de chocolate promovida, sábado, pelo Centro Ciência Viva da Floresta. Trufas, tabletes, chocolate com laranja liofilizada, com pétalas de rosa ou violetas, preto ou branco, de leite, com especiarias e tudo o mais que desperta os sentidos até aos limites, não faltou variedade nesta formação. 

Um misto de ciência, técnica e arte conduz-nos através da botânica, no conhecimento da planta, da química que analisa os diversos compostos moleculares, da física que avalia as diversas propriedades, como a textura e pontos de fusão e solidificação, a criatividade e alguns segredos que permitem criar um sem número de receitas. Pelas mãos do mestre chocolateiro Daniel Gomes, vários amadores produziram pequenas maravilhas da chocolataria artesanal, num exercício de iniciação repleto de conhecimento e arte.

Mas o chocolate não é só uma delícia. O seu consumo moderado também oferece uma lista de benefícios para a saúde humana. Em particular o chocolate amargo apresenta uma altíssima concentração de certos flavonoides, como as catequinas, substâncias que agem positivamente sobre as artérias, promovendo a descida da tensão arterial. Uma pesquisa japonesa publicada no jornal americano "Nutrition" investigou o papel da procianidina, outro componente do chocolate amargo, relevante no controlo da diabetes tipo 2. Como estimulante das células cerebrais, proporciona um melhor funcionamento do cérebro, melhorando o nível do humor e o bem-estar mental. Por isso consuma chocolate com sobriedade e quanto mais cacau na fórmula, melhor."

Sem comentários:

Enviar um comentário