outubro 19, 2013

Conferência sobre o foral manuelino de Oleiros


A não perder 

Trata-se de uma data histórica assinalada de forma digna. Esta conferência é muito importante, pelas razões de se abordar um assunto histórico e que nos diz respeito. Recorde-se que, nos concelhos vizinhos, embora com pequenos desvios de data, se celebra também a entrega do Foral às nossas Vilas. Tirar um pouco do tempo de cada um para estar presente no Salão Nobre é ganhar informações enriquecedoras e ouvir quem estudou e preparou esta conferência, o Dr. Leonel de Azevedo.

Texto da Camara:



No âmbito dos 500 anos do Foral Manuelino de Oleiros, efeméride celebrada no próximo dia 20 de outubro, vai realizar-se nesse dia, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Oleiros, pelas 16H00, a conferência A presença do foral velho nas determinações do foral manuelino de Oleiros”, pelo Doutor Leonel Azevedo.
Recorde-se que aquela vila já possuía foral desde o reinado de D. Sancho I (no séc. XIII), o chamado foral velho, ou seja há mais de 800 anos. As celebrações têm vindo a decorrer desde 2011, com a produção de feiras de época ou com o lançamento de livros.
A atribuição do foral manuelino a Oleiros, para além de reforçar a antiguidade daquelas terras, foi fundamental para o seguimento das diretivas régias da governação e no municipalismo de outrora. Com estas comemorações, pretende-se assim homenagear todos os Oleirenses que fazem daquela a sua pátria, por naturalidade ou por escolha.

Sem comentários:

Enviar um comentário