outubro 23, 2013

Casa da Comarca da Sertã homenageou Ilustres Regionalistas


"A Casa da Comarca da Sertã (CCS) atribuiu o “Pinho de Ouro” às três ex-Presidentes da Direcção, Dra. Adelaide Canas, Dra. Elisabete Simões e Engª Irene Cardoso, tendo a cerimónia de entrega dos galardões decorrido num almoço realizado no dia 19 do corrente, no Restaurante Santa Rita, em Lisboa.

O referido galardão, instituído na presidência do Dr. Celso Matias da Silva (1993/1994), é a distinção máxima que pode ser atribuída àqueles que se distinguiram pela sua conduta pessoal ou profissional ou pela dedicação à Casa e à região.

Para além das homenageadas, usaram da palavra o Presidente da Assembleia-Geral da Casa, Dr. Manuel Luís Farinha, que entregou o galardão à Dra. Maria Adelaide Canas, o Presidente da Direcção, Engº Pedro Amaro, que entregou o galardão à Engª Irene Fernandes Cardoso, sua antecessora no exercício do cargo, bem como a representante da ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa, Dra. Anabela Antunes, Presidente da Direcção da Casa do Concelho de Ferreira do Zêzere.

Sobre a acção desenvolvida em prol da Casa de da região interveio o Presidente da Direcção, traçando uma pequena biografia de cada uma das homenageadas:

Maria Adelaide da Natividade Canas nasceu na freguesia de Envendos, no município de Mação a 12 de Maio de 1944. Sócia desde 1992, integra a Direcção do Dr. Celso Matias da Silva no mandato 1993/94, tendo sido a primeira mulher a ser eleita Presidente da Direcção, no mandato 1997/98. Desde 1999 até ao presente faz parte da Mesa da Assembleia-Geral da Casa da Comarca da Sertã.

Elisabete Antunes Simões nasceu na freguesia e concelho de Sertã a 29 de Junho de 1951. Sócia desde 1997, integra a Direcção do Dra. Maria Adelaide Canas no mandato 1997/98 e foi Presidente da Direcção entre 1999 e 2002. Desde então continua a integrar os Corpos Sociais, fazendo actualmente parte da Mesa da Assembleia-Geral.

Irene Fernandes Cardoso nasceu na freguesia e concelho de Proença-a-Nova a 14 de Setembro de 1954. Sócia desde 1997, integra a Direcção da Dra. Elisabete Simões no mandato 2001/2002 e foi Presidente da Direcção entre 2003 e 2007. Foi na sua presidência que se realizou, em Dezembro de 2005, o Congresso Internacional Padre Manuel Antunes, em cuja organização a Casa da Comarca da Sertã teve um papel relevante e no qual se prestou justa homenagem a um sertaginense ilustre e sócio da nossa Casa. Desde 2008 continua a integrar os Corpos Sociais, sendo actualmente a representante de Proença-a-Nova no Conselho Regional da Casa da Comarca da Sertã.

Marcaram presença, entre outros, os ex-Presidentes da Direcção Sr. Manuel da Cunha, actual representante de Oleiros no Conselho Regional, Sr. Martinho Mendes de Oliveira, actual Presidente do Conselho Fiscal, e Dr. Celso Matias da Silva, o representante de Vila de Rei no Conselho Regional, Dr. Alberto da Silva Barata, bem como representantes do Grupo de Amigos da Freguesia da Madeirã (Dr. Pedro Rodrigues), da Liga de Amigos da Freguesia de Isna (Dr. João Nuno Reis), da Liga dos Amigos da Freguesia da Amieira (Sr. José Augusto Alves), da Liga Regional “Os Unidos da Freguesia de Álvaro” (Sr. Alfredo Antão da Cruz) e da União Regional da Freguesia do Sobral (Sr. Fernando Garcia).”
Da: C.C.Sertã



Sem comentários:

Enviar um comentário