outubro 09, 2013

A bonita serra do Moradal vai ter expressão turística concreta


Representante americano do International Appalachian Trail (IAT) visitou Oleiros 

 O International Applachian Trail (IAT), um dos ícones mundiais do pedestrianismo que como se sabe, está a estender a sua marca até Oleiros, mais precisamente à Serra do Moradal, via Geopark Naturtejo, enviou no passado mês de setembro um representante ao concelho, o qual durante três dias pôde verificar no terreno e analisar todos os esforços desenvolvidos para tornar a Grande Rota do Moradal – Pangeia (GRMP) uma realidade. Este tem sido um trabalho conjunto entre a Naturtejo – Empresa de Turismo, EIM, Câmara Municipal, Junta de Freguesia do Estreito e Associação Trilhos do Estreito.


Recorde-se que este é um projeto que surge numa lógica prioritária de diversificação da oferta turística desta região do concelho de Oleiros, apostando no Turismo de Natureza e no Touring Cultural e Paisagístico – e que vem de encontro ao conceito criado numa parceria entre a autarquia local e a Naturtejo: A Rota das Montanhas de Oleiros. Mais do que um percurso pedestre, a GRMP potencia a valorização de toda a Serra do Moradal e das freguesias envolventes (Estreito, Sarnadas de S. Simão, Vilar Barroco e Orvalho), a conservação das espécies e das paisagens, a valorização do património das aldeias circundantes e o aparecimento de projetos de hotelaria, restauração e animação turística (assim como o reforço das já existentes). Por último, a GRMP poderá dar um contributo importante na vigilância contra incêndios numa vasta região.


Neste momento, a rede internacional (transcontinental) de percursos pedestres IAT está já está a promover o seu percurso pedestre oleirense no seu site oficial  (http://www.iat-sia.org/). 
 ____________________________
Esta é uma das notícias que muito nos agrada colaborar na sua divulgação já que Oleiros precisa de definir os seus pontos de interesse turísticos e, as nossas serras, são uma mais valia nesse sentido. Parabéns às entidades e pessoas que têm vindo a trabalhar neste e noutros projetos idênticos.




Sem comentários:

Enviar um comentário