março 22, 2013

Proença - Interesse por cogumelos esgota formações

 
Perante duas sessões de formação esgotadas num fim de semana, o trocadilho feito por Rui Apolinário é inevitável: “O interesse pelo tema cresce como cogumelos”. O tema é a produção caseira de cogumelos, recorrendo a técnicas simples e materiais como borra do café, casca de cereais ou serradura. No fim de semana, cerca de 40 formandos aprenderam os cuidados a ter na esterilização dos materiais, para que a inoculação se desenvolva corretamente, assim como as condições de temperatura e humidade necessárias.
Sócios na empresa Gumelo, João Cavaleiro e Rui Apolinário iniciaram-se há pouco no mundo da formação. As primeiras experiências foram feitas com as escolas, com o objetivo de “habituar desde início as crianças a terem uma alimentação saudável”. As duas sessões do último fim de semana, no Centro Ciência Viva da Floresta, iniciam uma nova etapa no envolvimento do público em geral.

Costuma dizer-se que o segredo é a alma do negócio e nas formações não faltaram perguntas sobre a receita do sucesso da Gumelo, que vende kits de produção de cogumelo com substrato constituído exclusivamente por borra de café. “Há segredos que não revelamos”, admite Rui Apolinário. “Ensinamos métodos simples e caseiros, mas a escala a que produzimos é mais difícil e exige algumas ferramentas.”
Para chegar à fórmula do EcoGumelo, foram necessários demorados testes, iniciados por João Cavaleiro em 2009. Desde então a equipa – que inclui ainda Tiago Marques – tem recebido muitas solicitações de pessoas interessadas em iniciar atividade. “O nosso intuito é no futuro dar esse apoio”, explica Rui Apolinário. “O objetivo não é só vender o produto, mas criar uma cultura e uma comunidade à volta dos cogumelos.”
Além de esgotarem rapidamente as inscrições, os formandos constituíram um grupo heterogéneo que surpreendeu os formadores. A par de uma abordagem teórica sobre as técnicas e materiais a usar, a oficina contemplou uma vertente prática, em que os alunos experimentaram a misturar o substrato, recebendo “spawn” (branco de cogumelo) para testarem sozinhos o início da produção. 

Sem comentários:

Enviar um comentário