março 13, 2013

Município de Oleiros comemora 500 anos de Foral - simbolo

 No ano em que se celebram 500 anos da atribuição do foral manuelino a Oleiros, o município de Oleiros dá continuidade aos festejos e em conjunto com Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade e a Companhia de Teatro Viv´Arte, volta a promover a Feira Quinhentista, nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho de 2013. O evento, tal como em 2011 – ano do arranque das celebrações - pretende transportar as pessoas numa viagem no tempo para um período histórico importante para Oleiros, coincidindo com o século em que nasceu em Oleiros o Padre António de Andrade, primeiro europeu a descobrir o Tibete. A era de mil e quinhentos representou ainda uma época profícua em termos nacionais e mundiais, na qual ocorreram os Descobrimentos e o Renascimento.

    Recorde-se que a primeira edição da Feira Quinhentista, há dois anos, revelou-se um enorme sucesso devido ao empenho de toda a comunidade escolar, tendo-se alastrado a toda a sociedade local.

    As comemorações do quingentésimo aniversário da atribuição do foral incluem ainda, posteriormente, o lançamento de um livro sobre o Foral Manuelino de Oleiros, o qual foi atribuído a Oleiros a 20 de outubro de 1513. A execução da obra está a cargo do  doutor Leonel Azevedo, especialista no assunto e natural do concelho de Oleiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário