março 14, 2013

Hora do Conto Sénior abordou as Montarias ao Javali

 Decorreu, no dia 13 de Março, no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros, mais uma Hora do Conto Sénior dirigida aos idosos. O tema do mês abordou as Montarias de Oleiros, apontamento registado pelo historiador Jaime Lopes Dias no seu livro ‘Tradições e costumes da Beira’. O momento foi enriquecido por relatos do quotidiano de há alguns anos dos 18 participantes presentes.

De entre as várias observações, houve quem dissesse que “dos animais bravos da nossa floresta, os javalis “só dão prejuízo” pois estragam as culturas do milho, da uva, da castanha e dos figos. Quanto à carne “bem temperada é boa sim senhora, mas a caça é proibida quase durante todo o ano. Quando se faz de forma ilegal, é durante a ’cachucha’ e à ‘calada’”.

Dos tempos de juventude, permanece a lembrança de outros animais bravos, tais como a lebre, o saca rabos, a doninha - “linda, dourada como o ouro” e a raposa - “manhosa e muito matreira”. Havia também o lobo que quando se envolvia nos rebanhos das ovelhas do pasto, levava sempre presa. Hoje em dia, “já não se consta nada disso por aí”, faz apenas parte do imaginário das histórias infantis.

Sem comentários:

Enviar um comentário