março 21, 2013

"Descoberta Cristã no Tibete" livro com lançamento a 23 março

"Aproveitando a pertinência da eleição do primeiro papa jesuíta e no âmbito das comemorações dos 500 anos da atribuição do Foral Manuelino a Oleiros, vai ter lugar no próximo dia 23 de março, pelas 16 h, no auditório da Casa da Cultura de Oleiros, o lançamento da versão portuguesa da obra “A Descoberta Cristã do Tibete”, a qual aborda o feito de um padre jesuíta português, de Oleiros que foi o primeiro ocidental a chegar ao Tibete.

Em 1624, já como Superior da Missão do Mogol, António de Andrade deixa Agra e empreende uma impressionante expedição de três meses, passando por grandes provações, que o leva até ao Tibete, mais precisamente ao reino de Guges, local onde chega a fundar uma missão em 1625, na sua capital Chaparangue.

Este missionário jesuíta português possuía reconhecidas qualidades de tenacidade, coragem, eloquência e diplomacia, o que fez com que a família real daquele reino do Tibete estivesse quase convertida. A rainha chegou a usar um crucifixo ao peito e numa noite de natal, chegaram a beijar a imagem do Menino Jesus.

As cartas com os relatos da sua expedição foram traduzidas na época em 17 línguas, tendo constituído autênticos best-sellers, face ao seu contributo indiscutível para o conhecimento do planeta. Andrade permitiu que se ficassem a conhecer novas terras, as suas gentes e culturas.

O livro  tem a chancela da editora Modocromia e na ocasião do lançamento da sua versão em Língua Portuguesa irá estar presente o autor do livro, o escritor norte-americano Joseph Abdo."

Sem comentários:

Enviar um comentário