março 13, 2013

Proença - Finalistas de escultura expõem na galeria

"As seis Caryatides de Erecteion, o templo grego que se ergue na Acrópole de Atenas, suportam sobre si o peso do mundo, punidas por crimes que não foram seus. É a essa imagem simbólica que seis finalistas do curso de Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa vão buscar a ideia de força e obstinação que procuram traduzir na exposição “Caryatides”, patente até final de abril na galeria municipal.

Materiais tão distintos como o barro, o ferro ou a madeira conjugam-se numa mostra que também recupera objetos do quotidiano, estabelecendo uma ponte entre a evocação histórica da escultura ocidental e as vanguardas do início do século XXI. Diversidade de estilos, técnicas e linguagens é a principal marca da exposição.

Na inauguração, que decorreu sábado, as seis finalistas fizeram uma visita guiada em que explicaram o trabalho e conceitos explorados até chegarem ao resultado final. O presidente da Câmara, João Paulo Catarino, destacou a aproximação entre a identidade local e algumas das matérias-primas usadas, nomeadamente a madeira de pinho, escolhida por duas das autoras." - município

Sem comentários:

Enviar um comentário