março 14, 2013

Proença assume operação de limpeza na ribeira da Isna

A margem da ribeira da Isna vai ser alvo de uma intervenção de limpeza orçada em 217 mil euros, abrangendo uma largura de 20 metros no lado do concelho de Proença-a-Nova. O objetivo da operação, financiada através do Proder (Programa de Desenvolvimento Rural), é remover vegetação e lixos que aumentam o risco de cheias e de incêndios, contribuindo simultaneamente para aumentar o interesse paisagístico da área abrangida.

A intervenção acompanha o percurso da ribeira no concelho, numa extensão de de 28,5 km, uma linha vasta que faz fronteira com os concelhos de Mação, Oleiros e Sertã. A área total a limpar perfaz 55,13 hectares. Em termos práticos, a candidatura aprovada prevê a desmatação seletiva, com eliminação das silvas, matos e outras espécies arbustivas, e a eliminação de árvores caídas e com crescimento no leito, assim como a remoção de lixos acumulados.

Além do contributo para a prevenção de incêndios, com a criação de cordões ripícolas, do ponto de vista ambiental promove-se a estabilização das margens e o contributo positivo para o ecossistema fluvial. Recorde-se que foram já feitas idênticas intervenções nas ribeiras do Alvito, Freixada, Fróia, Penafalcão e Sarzedinha

Sem comentários:

Enviar um comentário